sexta-feira, 12 de junho de 2009

Os esquemas e a mudança feita por Paulo

O técnico Paulo Autuori até uns dias atrás disfarçava o seu desprezo pelo 3-5-2. Agora, mais à vontade, ele abre o jogo. Diz que o esquema com os três zagueiros é superado. E que o bom mesmo é o 4-4-2.

Com os jogadores adequados, de qualidade e bem entrosados, qualquer esquema serve. Por exemplo, se armar um 4-2-4 com quatro jogadores de defesa, dois volantes no meio e quatro atacantes, tudo indica que meu time vai se dar mal. Mas se os quatro atacantes também recuarem, se revezando nessa função? E mais, se os atacantes forem jogadores de movimentação intensa, ninguém fincado na área?

Vejamos o Grêmio dos anos 60. Era um 4-2-4. Teoricamente, apenas dois no meio-campo (Cléo e Sérgio Lopes), mas o time contava com o meia-direita João Severiano e o ponta-esquerda Vieira para compor o setor. Na frente, de verdade, apenas Paulo Lumumba (Marino) e Alcindo, o melhor centroavante tricolor de todos os tempos.

Mesmo o Santos memorável dos anos 60 tinha um 4-2-4 que no campo se tornava um 4-3-3 ou um 4-4-2, com Dorval, Pelé e Pepe se revezando para compor o meio, que tinha Zito e Mengálvio. Ah, os laterais pouco atacavam.

Então, os números são flexíveis. Na verdade, são apenas números, que pretendem sintetizar uma proposta que raramente se materializa no gramado.

Domingo, Paulo Autuori, que está conquistando os setoristas do Grêmio com sua simpatia e sua amabilidade no trato, além do conhecimento demonstrado, vai com o seu 4-4-2.

Autuori, que não gosta de ser chamado de 'professor', mas de 'Paulo', simplesmente, está armando o um time para ser chamado de seu, não mais o do 'indesejado'.
É arriscado, porque o time chegou até aqui com os tais três zagueiros. Agora, pelas últimas atuações, está na hora mesmo de colocar as coisas nos seus devidos lugares.
O esquema perdeu muito sem Rafael Carioca e William Magrão no meio. Sem eles, o melhor é mudar mesmo.

Mas Paulo não muda tanto assim. A escalação de William Thiego, um zagueiro, vai dar a consistência defensiva necessária para que os dois volantes (Adilson e Túlio) não fiquem sobrecarregados. Souza continuará com liberdade e Tcheco menos compromissado com a marcação, podendo chegar mais ao ataque.

No papel, a ideia é boa. Se der certo, Ruy e Joilson não voltam tão cedo ao time. A não ser, talvez, em jogos em casa, contra adversários sem maior potencial, como o Caracas.

13 comentários:

  1. E o risco Ilgo? Tudo na vida é arriscado e 90% dos acidentes domésticos são entre o banheiro e a sala. Despois da Hungria de 54 e com o aprimoramento físico o CARROCEL do Rinus Michels na Holanda de 74 (20 anos após) pouco se viu em inovações táticas e sim muita invenção técnica ao longo de mais de 30 anos. Tanta inovação deram a Gusztáv Sebes o treinador de 54 como à Béla Guttmann o nome de criadores do 4 2 4 o do "futebol socialista" com o uso de jogadores polivalentes ou seja: que jogam em várias posições. Só para ilustrar: Brasil: Castilho. Djalma Santos. Pinheiro. Brandãozinho e Nilton Santos. Bauer e Didi. Julinho. Índio. Humberto Tozzi e Maurinho 2x4 Hungria Grosìcs. Buzansky. Lorant. Lantos e Boszik. Zakarias e Czibor. M Toth. Kocsis. Hidegkuti e J Toth. Dito isso lembro que hoje é sábado. Portanto os atuais treinadores quando tentam criar fato é invenção momentânea e não criação. Criação muda tudo e não posicionamento de A ou B.

    ResponderExcluir
  2. Não me perguntaram mas eu respondo: Dói sim e muito além do incômodo. Nunca acreditem que uma cirurgia não dói ou que não haverá incômodo. A de hemorroidas dói e é incomoda. Portanto não retarde visita ao médico e faça tratamento ou cirurgia ao menor sinal de problemas para não sofrer depois. Mas já falou alguém que no Brasil prostituta goza, traficante se vicia e cafetão se apaixona... Também com os mimos com que os boleiros são tratados amadoristicamente aqui dançam quando tratados profissionalmente lá fora. Estou falando do Rafael e sua punição. Rafael Carioca recebeu severa punição em seu novo clube, o russo Spartak Moscou. Além de pagar multa Rafael Carioca foi rebaixado para o time B, formado por jovens. Sem receber autorização ele viajou ao Brasil, para visitar a mãe, que está doente.

    ResponderExcluir
  3. Francisco, nao perguntei pela cirurgia porque é um assunto particular teu. mas imagino que deve doer muito depois. e se der tranqueira, como é que faz?

    ResponderExcluir
  4. Olá Ilgo. Creio que assim como já colocam vários componentes (ao menos falam) na anestesia rack devem ter posto algo no soro. Mantenho uma alimentação a base de frutas, iogurte contra prisão de ventre, nozes e castanhas. Nos 2 primeiros dias ainda há algum efeito de anestesia, mas depois... Também tomo ao acordar um leite fermentado Yakult. Depois de aberta a porteira é lágrimas de alegria e quem falar que não chorou mentiu. O maior alívio é com banho de assento que faço de 4 a 6 por dia. Portanto recomendo tratar cedo, pois no meu caso de ficar protelando estou sofrendo. Quem tiver o problema que seja macho e trate logo, pois quanto mais esperar mais vai doer depois e não tem para onde correr. Procurem um médico. Tenho um amigo poeta que retirou a próstata e sempre fala: Mais vale um capão vivo que um cuiudo morto.

    ResponderExcluir
  5. Mithyuê se tudo correr bem deve voltar em 22/07 contra o Avaí ou 27 contra o St° André dia 25. Depois vem SP 30/07, Cruzeiro 2/08, Palmeiras 6/08 e Barueri 9/08. Contra o Flamengo em 16/08 e Santos 19/08 já deve jogar os 90. Vai gastar a bola dia 23/08 contra o Atlético MG. Do sábado: Marcelinho 1 Muricy 1. Franco 2 Mancini 0. Leão 0 Lemos 1.

    ResponderExcluir
  6. É impresionante a tentativa de tapar o sol com a peneira e um desserviço aos gremistas a falta de informações do site gremista. Só serve para puxar o saco dos dirigentes. Bsata ir no site da http://www.fgf.com.br/portal/home.php e pegar o resultado. O Grêmio sub 20 levou 4 do Milan. Também deve ter perdido nos juvenís pois nada consta lá. Este Grêmio que tomou 4 do Milan é o que sobrou do estrago que os comandados de Kroeff vem efetuando na base. Amanhã contra os donos do torneio o Pergocrema pode ter resultado melhor. E o Conselho gremista serve para ???

    ResponderExcluir
  7. " Borussia quer R$ 2,7 milhões por Tinga, diz jornal".
    Está no site da Gazeta, desde quinta ou sexta. Pode ser verdade um negóci desses? E ainda diz q o Flu acha um preço fora da realidade. Não acredito. Os cariocas vivem a pagar milhões e milh~es pra ex-jogadores, e acham q isso pelo Tinga, pel TINGA, é muito!? Bah. Isso é um aninharia, isso sim, pelo Tinga é ninharia. Ainda bem q o Grêmio não inventou de deixar o Souza ir e tentar o Tinga.

    ResponderExcluir
  8. Do site clickrbs: "Atacante Jonas teria proposta de US$ 3 milhões". Se for verdade, vende a trás o Tinga. Claro, se a informação do Esquilo for verdadeira. Mas só por ser o Tinga, a propósito vejo utilidade no Jonas. Mas ele ou o Alex Mineiro indo embora abriria vaga no grupo para um dos garotos. Mas claro, tudo na teoria.
    E o Perea, vai ou não vai?

    ResponderExcluir
  9. Tinga; tá de brincadeira Rafael??? Só falo que 2,7 não é número e sim valor. Imagine gastar isso em um fim de carreira tendo melhores a custo ZERO no Olímpico com 16 a 22 anos. Futebol de passado como Jardel e Tinga é para museu.

    ResponderExcluir
  10. Il Milan è la prima squadra semifinalista della 33esima edizione del Trofeo Dossena. Con una prestazione magistrale i ragazzi di mister Evani hanno letteralmente travolto i campioni in carica, i brasiliani del Gremio, ormai ad un passo da una clamorosa eliminazione. Sarà infatti quasi impossibile rimontare un Genoa, che superando 4-1 il Pergocrema ha in pratica ipotecato il passaggio del turno. Tutta un'altra storia nel girone B, dove regna un grande equilibrio. La Samp riesce a pareggiare con una Nazionale bersagliata dalla "sfortuna" (due legni colpiti in 10' dall'attaccante della Sambenedettese Titone). In una partita contraddistinda dal gran caldo, ma anche dal bel gioco, l'Atalanta torna in corsa superando di misura i coriacei "americani" del NY Magic. Ora la sfida dell'ultimo turno tra i bergamaschi e la Nazionale Lega Pro sarà decisiva per il passaggio del turno. Sugli scudi ancora il milanista Furlan, autore di un gol, che lo proietta in vetta alla classifica cannonieri con 3 reti. Ecco le partite di domenica 14 giugno: ore 17.30 Pergocrema - Gremio e Milan - Genoa. Completano il quadro delle gare in programma alle 21.00 Sampdoria - NY Magic e Nazionale Lega Pro - Atalanta

    ResponderExcluir
  11. Foi com Bussato; Bergson(Emerson), Marcus Vinicius, Neuton e Bruno Collaço; Matheus(Rafael Paraíba), Thiaguinho, Marçal e Pessalli; Wesley(Fernando) e Isael que levamos os 4 do Milan. Sinal que eles nos estudaram mas a soberba gremista não.

    ResponderExcluir
  12. Já hoje contra o modesto: Pergocrema - Gremio 1 - 13
    Luogo: Fornovo S.Giovanni (BG)
    Data: 14/6/2009
    Campo: buone
    Meteo: caldo afoso
    Arbitro: BELLUTTI STEFANO di TRENTO
    Spettatori: 352
    Marcatori: 9' p.t., 6', 18' s.t. (rig) Pessalli (G) - 13' p.t. Pagano (P) - 27', 36' p.t. Bergson (G) - 1' s.t. Isael (G) - 2', 29', 39' s.t. Collaço (G) - 26' s.t. Sergio (G) - 32', 35' s.t. Emerson (G) - 33' s.t. Rafael Paraiba (G)
    Sostituzioni: 18' s.t. Emerson per Isael e Rafael Paraiba per Wesley (Gremio) - 25' s.t. Sergio per Neuton (Gremio)
    Note: espulsi: Brughera al 9' p.t. e Formato al 15' s.t. (Pergocrema); rigore parato a Marcus Vinicius (Gremio) al 21' p.t.
    SIM, FOI 13 A 1.
    Douglas acaba de levar o vermelho fruto da pressão sobre o garoto. O que não justifica as faltas pois eu não passo a mão. Para aqueles que só confiam no Victor viram hoje que temos goleiro e reserva em condições de disputar a posição.

    ResponderExcluir
  13. Nem Fred nem Máxi. Na inauguração do 442 empate. Só lembrando que com o outro, perdemos. Bom, agora é treinar e treinar para melhorar. Se notarem alguma diferença é que estou vendo a TV e falando para um filho que, escreve. Mas está tudo certo. Agora é Liberta e vamos lá. E o Coritiba provavelmente desempregou CUCA. Mano só chora. Muricy esperneia. Bom, vou para a bacia aliviar as dores para assistir aos demais jogos, da rodada.

    ResponderExcluir