terça-feira, 2 de junho de 2009

Os craques cansados e o trabalhador

Quando eu penso que já esgotei minha capacidade de indignação diante das barbaridades que percebo diariamente, tropeço em alguns fatos que me surpreendem (eu ainda me surpreendo depois de tanto tempo) e me irritam, e me revoltam.

Um exemplo: li que a seleção brasileira não treinou na manhã desta terça-feira, lá na Granja Comary (local em que já exibi minha arte com a bola nos pés num campeonato nacional do Banco Central, o RS ficou em segundo lugar porque a gente só queria saber de fazer festa), porque os jogadores estavam muito cansados.

Pobrezinhos. Haviam chegado de ônibus lá pelas 23 horas da noite anterior. Deve ter sido uma viagem horrível do Rio até Teresópolis, pouco mais de 100 quilômetros. O ônibus deve ser daqueles com banco irreclináveis, sem ar condicionado e serviço de bordo.

Ai, fiquei pensando no trabalhador comum. O sujeito que acorda às 5 horas, engole um café (quando tem) na corrida, enquanto a patroa prepara uma marmita, pega um ou dois ônibus, rezando para poder sentar e completar o sono. Trabalha o dia todo, muitas vezes pegando no pesado e com alimentação precária.

Na volta, outra longa viagem, muitas vezes em pé, no ônibus lotado. Chega em casa à noite.Toma um gole de cana que ninguém é de ferro e encara um banho frio. Depois, engole o que a patroa coloca na sua frente. Descobre que no outro dia terá de levantar mais cedo pra preparar seu café e sua marmita porque a patroa está doente e precisa entrar na fila de madrugada para conseguir consulta no posto de saúde.

O trabalhador comum derruba mais um martelinho, ou dois, ou três. E vai dormir. Pensando quem sabe no Inter, no Grêmio, na Seleção e seus craques cansados.

NOS ACRÉSCIMOS

Uma ceva no Apolício ou no Natalário, tanto faz, para quem acertar quem são os 'três bananas' do futebol gaúcho.
Uma dica: são três.

4 comentários:

  1. Me deve um cacho pois as três que caíram são Kroeff, Krieger e Meira. Se olhar bem posso arrumar mais umas... Chuvinha chata em Recife. Já estão engaiolando os canários para julgamento quinta, sexta e sábado na Exposição do COPE (Clube Ornitológico de Pernambuco) na sede do kennel club de Pernambuco no município do Paulista. Estarão em julgamento perto de 2.000 canários de cor e 400 de porte. Vou dormir que amanhã acordo cedo.

    ResponderExcluir
  2. Nem sei se vou ver o jogo da seleção, não me empolga mais a muito tempo.
    Os três patetas do Olímpico só podem ser Kroeff, Krieger e Meira.

    ResponderExcluir
  3. Olá; melhor noticia dos últimos dias. Os torcedores do Grêmio tiveram uma boa notícia no treino da tarde desta quarta-feira, no Olímpico, em Porto Alegre (RS). O meia-atacante Mithyuê voltou a fazer trabalho no campo, pela primeira vez, depois de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Souza ja pode ir pegando seu rumo...

    ResponderExcluir
  4. Cadê o craque das letras o Ilgo??? Quase que o Coxa estraga a festa fraquinha dos colorados sufocados. Basta jogar e o Inter se sufoca. René só não conseguiu por pouco. Belo gol do Ariel. Pena que perdeu outros. Hoje o Náutico vai pagar uma alta conta.

    ResponderExcluir