domingo, 14 de junho de 2009

Douglas Costa está mais para Bruno do que para Ronaldinho

Douglas Costa tem admiradores. Entre eles, gente que conhece futebol. Desconfio que devem ser os mesmos que o Manchester United tem consultado. Se é que é verdade o divulgado interesse inglês nessa promessa tricolor.

Uns dez anos atrás, o mesmo Manchester United tentou contratar uma outra promessa gremista: Bruno. O guri tinha 15 ou 16 anos. Era considerado um novo Ronaldinho Gaúcho. A proposta era alta naquele tempo: 500 mil dólares. O Grêmio gastou muito dinheiro para segurar o Bruno. Um empresário deu uma casa para a família e outros mimos para ficar de procurador do jovem atleta.

Bruno é um dos meus enganos. Como foi do empresário, que perdeu dinheiro nessa aposta. Estou entre aqueles que viam em Bruno um craque, um sucessor do RG, embora com outras características. Bruno, infelizmente, não vingou.

Há algum tempo venho manifestando minha desconfiança diante do propalado talento especial de Douglas Costa. Dele só vi até até agora um ou outro lance de qualidade. Hoje, ele entrou com mais tempo para jogar. Ainda insuficiente para uma avaliação sobre suas qualidades técnicas. Agora, é difícil de entender o que aconteceu com o guri. Dois cartões amarelos e a expulsão.

Fosse Celso Roth o treinador, eu estaria escrevendo agora que as duas faltas, idiotas por sinal, seriam porque o técnico cobrava marcação forte, pegada, garra, etc. Muita gente estaria pensando o mesmo.

Paulo Autuori tem dado todo apoio ao guri. Aquilo que ele aparentemente não teve de Roth. Eu, como tantos, acreditava que Douglas precisava de mais tempo para jogar, continuidade. Mas, desse jeito, como ter continuidade?

Douglas está (estava?) com moral para jogar com o novo treinador. Autuori apostava (e talvez ainda aposte) em Douglas Costa, isso é visível. Tão visível quanto a decepção (e irritação) estampada no rosto do técnico quando o garoto saiu de campo expulso. A continuar assim, essa promessa nunca passará de uma promessa. A exemplo de tantas outras.

A exemplo de Bruno, que um dia também foi pretendido pelo Manchester United. É claro que neste momento, pelo que se viu de Douglas Costas, é prematuro e precipitado sentenciar qualquer coisa a seu respeito. Mas já está claro que ele nunca chegará ao nível de um Ronaldinho Gaúcho. No máximo um Carlos Eduardo, o que já seria formidável.

Douglas parece não querer se ajudar. Talvez seu problema nem seja talento para jogar, mas uma questão de temperamento, de personalidade, problemas que impediram muitas promessas de deslanchar no futebol.

NOS ACRESCIMOS

O empate com o Fluminense foi um bom resultado. Um resultado justo. o esquema 4-4-2 mostrou que é tão bom quanto o outro em termos defensivos. Mas, como o outro, foi deficiente ofensivamente. E aí sou obrigado a repetir o que venho escrevendo há tempos: o problema passa pela qualidade dos atacantes. Alex Mineiro perdeu dois gols. Maxi López, como sempre, lutou muito. A seu favor, não recebeu nenhuma bola em condições ao menos razoáveis de concluir. Souza foi ausente. Talvez se preservando para enfrentar o Caracas.

QUESTAO DE ORDEM

No Twitter questionei no começo da tarde deste domingo se o Inter tem realmente um grande grupo, com muitos reservas em condições de titularidade. Hoje, no Beira-Rio, o time mostrou que não é bem assim. O Vitória deu um sufoco time reserva colorado. No aperto, Tite foi obrigado para chamar Andrezinho e Taison, que deram outra cara ao time. É claro que o Inter tem alguns jogadores de bom nível na reserva, mas poucos à altura dos titulares.

9 comentários:

  1. Sobre o jogo: gostei do 4-4-2. Na minha opinião, o time fica com outra cara. Mais compacto e agressivo. Continuamos errando gols. Não posso creditar apenas a falta de qualidade de alguns jogadores. Acho que tem algo mais.
    O time errou muito por cima. Deve ser a ausência do Réver.

    ResponderExcluir
  2. Talvez a hipnose resolva Ilgo. Estou até agora estudando que diabo de escalação me inventou o Andrey Lopes. Busatto, Marcus Vinicius. Neuton (Sergio), Matheus, Marçal, Bruno Collaço, Thiago, Wesley, Pessalli, Bérgson, Isael. A minha dúvida é se o Matheus é o volante Magro (sobrenome) ou o goleiro alegretense, pois assim como Camargo Marçal é lateral esquerdo e Bruno Collaço também e ambos (Camargo e Andrey) estão escalando 2 laterais ou Collaço como meia? Se for na meia ai a minha cuca funde, pois já tem o meia Isael. Juro que ainda dou um pau em algum técnico...
    Mas voltando ao Douglas Ilgo, creio que o que ocorreu é o mesmo que acometeu os dois que foram expulsos anteriormente e que também são mais rodados e bem mais velhos. Eu discordo da colocação de novo Bruno, pois cada caso é um caso já falava o esquartejador... Futebol ele joga agora tem algum problema de trava emocional que o Rogério Lourenço já descobriu e resolveu. Talvez colocar para jogar como fez o Rogério Lourenço seja a solução. Nem todos têm o temperamento extrovertido do Anderson ou do Mithyuê. Tem vários que apagam em campo (Tcheco, Souza) e outros que desaprendem como Hernanes e Keirrison que hoje voltou.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas têm a visão que se prepararam para a ocasião e só fatos novos que as comova modifica os pré-concebidos. Quando anunciada a entrada do Douglas me reanimei do marasmo que havia me abatido e meu sangue correu mais forte e até as dores diminuíram. Na primeira falta já havia murchado e acabou o jogo para meu gosto. Já troquei alguns telefonemas e li vários sites para me reanimar.

    ResponderExcluir
  4. O que estou sentindo é que cada vez mais me dou razão em criticar a base, pois sei que jogadores têm, mas não chegam prontos. Na Itália o Pessalli e o Collaço marcaram 3 gols cada. Se colocados nos profissionais vão se retrair e ter dificuldades. Isael, Ricardo e Roberson estão ali no dia a dia, mas não jogam. Máxi, Alex e Herrera são os que entram mas (não) jogam... Garanto que o Pedro Yuri Alves Pimentel na primeira oportunidade vai mostrar serviço mas ninguém o está preparando para chegar pronto (3/1/94) ou com o capitão Gerson Fraga que se derem uma abertura vai la, se apresenta para o Autuori e fala: -me bota que eu resolvo. Certo? Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Francisco, jogador nessa idade do Douglas, com passagem pela seleção brasileira, tem que entrar e mostrar o que sabe. Se não consegue, se ele trava, não é culpa de ninguém, a não ser uma limitação dele mesmo, no caso acho que psicologica. talvez seja uma limitação que não permita que ele confirme, assim como aconteceu com Bruno e tantos outros.
    agora, talvez algum acompanhamento psicologico resolva.
    no mais, o autuori peca por não chegar mais perto dessa gurizada, como o Ricardo e o Roberson, por exemplo.

    ResponderExcluir
  6. o comentario acima foi do dono do boteco, Ilgo. houve um erro.

    ResponderExcluir
  7. O blogueiro está moderninho... twitter e vários 'fakes' hehehe
    Acho que temos que ir com calma com o Douglas, mas que ele decepcionou isso é verdade. Talvez tenha entrado no lugar errado. Ele tinha que chegar mais, quase como um segundo atacante. Essa não é a praia dele. Mas ele sentiu o maracanã.
    O Rogério Lourenço não achou nada. Péssimo treinador. Aconteceu de o garoto crescer na competição, depois de amargar o banco.
    Amanhã: arbitragem.

    ResponderExcluir
  8. Discordo totalmente.

    Estão sentenciado o guri por causa de meia dúzia de jogos! DOUGLAS COSTA TEM APENAS 18 ANOS.

    Carlos Eduardo explodiu com 20 anos.

    Preciso ter calma. Até ontem ao meia dia o douglas era o 'jogador injustiçado que entra faltando 5min'. Aí jogo - mal; 20 min e já se torna descartável.

    Tanto você, Ilgo, como o Hiltor no correio, me parece que estão precipitados demais nessa comparação com o Bruno.

    Por que ninguém comparou o Taison ao Diego (dos gêmeos) no anos passado quando o colorado jogou muito mal o Brasileiro?

    Taison tem 21 anos.
    Douglas Costa 18.

    Não será Ronaldinho porque jogadores como o dentuço nascem um a cada 50 anos em uma mesma equipe. Mas tem potencial, sim. Quem viu o sul-americano sub-20 sabe que o Douglas bem assesorado tem qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Falar o que se tudo ja foi dito? Gasta-se milhões e os Mohamed's Aboutrika e Zidan acabam com o jogo... Baita Técnico o Hassan Shehata. Técnico com T maiusculo. O Brasil tem problemas com Z. Zinédine Yazid Zidane ja mandou a canarinha andar e quase o Zidam repete. Quem bebe grapete repete. Bastou botar velocidade e deslocamento e a canarinha abriu o bico. Eu trocaria Alex e Máxi pelo ZIDAN.

    ResponderExcluir