terça-feira, 14 de abril de 2009

Ao pó voltaremos

Se for confirmada a vinda de René Weber para esquentar o assento do seu chefe, Paulo Autuori, a direção do Grêmio estará inovando: contratando um treinador a prazo, a prestações. Jack, o estripador, diria que é aos pedaços.

Depois do René, viriam o cachorro e o papagaio do Autuori.

Se fosse para trazer o Felipão dessa forma, tudo bem, mas o Autuori?

Não há dúvida que Autuori é um grande nome, mas o futebol nos ensina que os ‘pequenos’ nomes muitas vezes se mostram enormes, gigantescos, enquanto os ‘grandes’ podem minguar até virar pó.

Se do pó viemos, ao pó retornaremos.

O projeto Libertadores pode estar nesse caminho. Pode virar em pó em curtíssimo prazo. Em plena competição, o time não tem treinador. E o próprio time não é ‘aquele’ time capaz de realmente lutar pelo título.

Estamos, então, diante de um planejamento capenga feito por gente despreparada, mas não usar expressões mais fortes e talvez mais adequadas.

Se Celso Roth foi o maior erro – e não é implicância com esse profissional, que não teve culpa de ser contratado nem de ser mantido durante tanto tempo -, há outros menores que, juntos, confirmam a necessidade de mudanças em nível acima do vestiário. É evidente que agora não é o momento para isso.

O momento das mudanças já passou há muito tempo. A própria saída de Roth deveria ter ocorrido antes, não em plena disputa da Libertadores, se planejamento e conhecimento de futebol existissem. Ou, se ao menos, a voz da torcida tivesse sido ouvida no momento oportuno.

Enfim, à essa direção, faltou até agora conhecimento para avaliar melhor o quadro; coragem para mudar o rumo na hora certa; e humildade para reconhecer seus erros e seguir a voz da arquibancada.

A mesma direção que não teve pressa para demitir Roth, não demonstra pressa agora em contratar.

Lamentavelmente, tudo se encaminha para confirmar aquela frase de final de ano: 2009, o ano que terminou sem ter começado.

9 comentários:

  1. Quem decide e quem manda. Pelo visto na gestação passada Pelaipe decidia e Odone mandava. Agora a dupla Krieger e Meira é que manda e decide. Em assim sendo qual será a função do Mauro Galvão que promete definição após o jogo no chile?? Continuo pensando que René era o homem certo. China se ofereceu e nada aconteceu. Segundo o clicrbs China em seu blogue que não li se coloca na fila. Credenciais a meu ver tem. Enquanto a dupla KM ou MK não resolve o Grêmio aguarda. Maria Antonieta sentada observa “Les Champs Élysée comendo brioches”. Renato emprestou dinheiro ao Grêmio e ficou a ver pavios. Pavios de velas e promessas. Abdullah bin Hamad Thani, faz questão de ter o brasileiro na disputa da Copa do Príncipe, que leva o nome do seu filho. Autuori está sob contrato sendo liberado em junho. A guilhotina do Gauchão já caiu decepando e a da Libertadores está armada. Qual será o TIME e TREINADOR do BRASILEIRÃO? Dia 10/05 às 18:00 tem Mancini no Olímpico. Em menos de 30 dias não se ajusta um time. O Santos vem se ajustando com Mancini e num crescendo.

    ResponderExcluir
  2. Temo que o Autuori não venha. Espero que não tirem do armário nomes como Levir Culpi, Jair Picerni, Ivo Wortmann, Hélio dos Anjos, Evaristo de Macedo, Estevam Soares, Toninho Cerezo. Essa direção é amadora, lamentável. O Kroeff não se impõe, não entende nada de futebol, não tem atitude. Mesmo assim, não largo o Tricolor e não fico vaiando por aí.
    Jadílson me decepcionou... mas ainda é útil. Thiaguinho na lateral já! Makelele alí é improviso.

    ResponderExcluir
  3. NUM crescendo? HEHEHEHHEH. Típica frase de jornalista, hehehe, o time vem NUM crescendo, NUM crescendo, NUM crescendo e....NÃO CRESCE NUNca, hehehehehehe!

    ResponderExcluir
  4. Ilgo,

    Para de falar de futebol, que é um assunto que você não domina, e posta mais fotos da Mariana Oselame. Faz tempo que não vejo aquela bela face caxiense nesse blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda descubro quem é o safado do Anônimo...
    Esqueci de dizer que o lugo me lembra outro presidente também...

    ResponderExcluir
  6. Mas é uma mentira só esta administração. Renato Abreu está distante do Grêmio. O jogador nega ter assinado pré-contrato com o clube e pretende cumprir, no mínimo, um ano do acordo com o Al-Shabab. O contrato de Renato, ex-Corinthians e Flamengo, vigora até o primeiro semestre de 2010. O diretor-executivo de futebol do Grêmio, Mauro Galvão, disse que o clube pré-inscreveu Renato na CBF pois esta é a única chance de contratar jogadores que atuam fora do país. Onde fomos amarrar os burros com tanta mediocridade e incompetência. Até jogador fugindo do Olímpico já tem. É o fim da picada e pura picaretagem. É um castelo de cartas que se desfaz ao vento da verdade.

    ResponderExcluir
  7. Se Renato Abreu não vier a coisa vai ficar ainda mais feia.

    Renê Weber treinou o Caxias durante um mês, de 7 de janeiro a 5 de fevereiro, quando foi demitido. cinco jogos, duas derrotas, uma vitória, dois empates.

    O 'anônimo' é um caso a parte. vive querendo descobrir quem é quem, mas não se identifica.

    Fotos da Mariana: estou em negociações para uma foto de biquini, na beira do mar. depois eu digo onde ela veraneia.

    ResponderExcluir
  8. Acelera as negociações aí, Ilgo

    Agora volta com força o nome do Geninho... e eu mereço isso...

    ResponderExcluir