segunda-feira, 20 de abril de 2009

O gaúcho que jogou com Alfio Basile



Quando o nome de Alfio Basile entrou na longa lista de técnicos já citados para treinar o Grêmio a primeira reação que tive foi de incredulidade. Continuo sem acreditar, assim como não acredito que Lula não queira continuar na presidência.

A notícia, mesmo provavelmente infundada, me fez lembrar de um ex-atacante do Grêmio que havia atuado com Basile num clube argentino, lá pelos anos 60. Um jogador que saiu daqui desconhecido, muito jovem, para jogar no Newell's Old Boys. Uma rápida pesquisa na internet e, pronto!, encontrei: trata-se de Cardoso.

No blog http://impedimento.wordpress.com/ (de um pessoal aqui de POA) há uma belíssima matéria sobre Cardoso, o João Rodrigo Cardoso, que hoje, aos 70 anos, mora na Sul da Capital.

Cardoso saiu de Uruguaiana, em 1959, para jogar no Grêmio de Osvaldo Rolla. Era um supertime. Jogou poucas vezes. Participou de uma grande excursão do clube pela Europa, em 61. Enfrentou o Real Madrid de Puskas (confiram a história no blog).

Em 1962, sem chance, deu um jeito de cair fora. Foi parar no Newell's, onde jogou até 1966, sempre idolatrado. Depois de uma temporada no Independiente, transferiu-se para o Racing. Foi campeão da Libertadores e do Mundo, em 1967. É nesse time que estava Alfio Basile, entre outras legendas do futebol argentino, como Perfumo, Maschio e Cárdenas.

Hoje à tarde, dia 20, conversei por telefone com Cardoso, um senhor bem-humorado, espírito jovial, gremistão, como percebi logo de cara.

- Vamos ser tri da América -, disse, cantarolando em seguida: "Sonho meu, sonho meu...".

Pergunto de uma rápida trova, perguntei: Basile seria um bom treinador para o Grêmio?

- Olha, o time precisa de um grande nome neste momento. O problema é que ele é argentino, e brasileiro tem bronca com argentinos. Até ele se firmar seria uma luta. O Autuori me parece um bom nome. Se não der ele, pode ser esse que está aí (Rospide), que seria uma aposta, mas conhece os jogadores.

Como era o Basile jogador (ele formou dupla de área com Perfumo, que depois jogaria no Cruzeiro. Cejas era o goleiro)?

- Era um zagueiro forte, firme, para ele nada estava perdido, pura alma castelhana, era uma liderança. Chegou a ser capitão do time.

Cardoso vai pouco ao Olímpico. 'Prefiro ver pela TV, assisto tudo que é jogo que aparece', diz.

O que o sr acha desse time do Grêmio?

- Precisa melhorar muito para ser campeão. O jogador que mais gosto é o Jadilson. Os outros são fraquinhos. Os atacantes são meio lentos para o meu gosto.

Cardoso era um atacante veloz e de boa técnica. Parecido com quem hoje?, pergunto.

- O que mais se aproxima ao modo como eu jogava é o Taison, dribla, se desmarca, aparece para receber. Tem também o Nilmar, esse é um fora de série.

E os argentinos do time?

- O Guiñazu é um guerreiro, bom marcador, e só. O D'Alessandro quando não entra pra brigar e criar confusão é muito bom. O Inter tem um timaço.

Foi uma conversa rápida com alguém que tem muita história para contar. Parte dela está no blog citado lá em cima.

12 comentários:

  1. 15 já se passaram. Samba de 3 notas. Renato, Autuori e Rafael. Nada mais sem criatividade e monótono que esta gestação. Deve ser de muar pois com 4 meses nem sinal. Estava vendo uma foto do Ivo e pensei ser Krieger. Ivo já caiu no Coritiba. Falam no Rotho. Se for e assistir Atlético e Coritiba vou torcer para o Geninho pois virei e sou atlético desde pequenito... Sabe Ilgo; esta conversa de brasileiro ter bronca com argentino é meio conversa afiada e da plim plim. No Alegrete não se pegava direito rádio e ouvíamos mais rádios do Uruguai e Argentina e mais tarde a TV. Me criei indo um fim de semana em Riveira e outro em Libres. Assim comprávamos o rancho de casa e da família. A maioria de meus amigos até gosta mais das seleções de azul que da canarinho sem gaúchos. Mesmo os colorados doentes. Se efetuarem uma pesquisa no RS creio dar nossos vizinhos. Pode ver que a dupla gosta de jogadores do Uruguai e Argentina.

    ResponderExcluir
  2. Já tem gente querendo transformar o Phillipe Coutinho em novo Neymar. Zezinho foi bem. Poucos jogaram bem no campo ruim. Colocar o Fernando aos 43 do segundo é sacanagem. Pelo que vi o Joazinho Arroé do Peru fará mais sucesso que Phillipe Coutinho. Gérsom o zagueiro capitão tem de subir. Custei mas descobri os resultados das seleções sub 18 e 15 na Espanha.
    Brasil sub-18 5 x 0 Farners Selva-ESP.
    Brasil sub-18 1 x 0 Pobla de Mafumet-ESP.
    Brasil sub-18 0 x 0 UD Cassá-ESP
    OITAVAS-DE-FINAL
    Brasil sub-18 4 x 0 CE Sabadell-ESP
    QUARTAS-DE-FINAL
    Brasil sub-18 1 x 0 Herfolge Boldklub-DIN
    SEMIFINAIS
    Brasil sub-18 1 x 0 Costa do Marfim
    FINAL
    Brasil sub-18 2 (3) x 2 (4) México
    PRIMEIRA FASE
    Brasil sub-15 2 x 0 Alboraya
    Brasil sub-15 5 x 0 UE Porqueres
    Brasil sub-15 3 x 0 Racing Sarriá
    16 AVOS-DE-FINAL
    Brasil sub-15 2 x 0 Hampton & Richmond-ING
    OITAVAS-DE-FINAL
    Brasil sub-15 2 x 0 EFO Riuprimer-ESP
    QUARTAS-DE-FINAL
    Brasil sub-15 0 (3) x (5) 0 ACF y Konoplev-RUS

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, nenhuma linha no gremio.net sobre a saida do sub 18 no Uruguai. Diego Souza pede punição justa e teme ser visto como um atleta ‘marginal’. Quem não pensa...
    Terá coisa mais falsa que nota de R$ 15,00? Para mim só choro de politico: O senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que as acusações feitas pelo ex-funcionário Marcos Vinícius Moreira Andrade ao jornal O Globo foram uma "injustiça cruel". Camata chegou a chorar durante seu pronunciamento na tarde desta segunda-feira. A informação é da Agência Senado.

    ResponderExcluir
  4. Basile, duvido muito. Sem tempo pra se adaptar não dá. Voltando à F1, minha dor é que é duro ver o Rubinho ser segundo do Button... parece que ele nunca nasceu para ser primeiro!
    Estou com medo de desembarcar um Vadão da vida. Me lembro que antes do Mauro Galvão assumir, ele estava esquecido, e uma semana antes tinha aparecido na plim plim... ou seja, esses nomes que ficam ventilando podem pintar aqui.
    Não estou acompanhando a sub-17. Não tenho ânimo para isso. Amanhã é vez do parmera cair.

    ResponderExcluir
  5. Planejamento ZERO a esquerda. Terá alguém imaginado que Kroeff venceria as eleições ou foram pegos de surpresa? Li a pouco uma declaração de M. Galvão que me parece total falta de capacidade gerencial: – Temos a possibilidade de trazer alguns reforços para a segunda fase da Libertadores e também para o Brasileirão. Os que jogam no Exterior, só poderemos trazer quem está pré-inscrito e nós temos dois nesta situação (Rafael Carioca e Renato). Vamos procurar reforçar também nosso grupo para o Brasileirão, já que é uma competição muito longa e precisamos de um grupo forte. Mas vamos esperar um pouco mais para entrar em contato com o treinador que iremos contratar e entrar em sintonia com o que ele pensa, pois o novo técnico tem que participar desta decisão – afirmou Galvão. ELES, não tem visão e plano B em nada. Só ficaram na espera de Renato que já afirmou manter contrato até 2010 e Rafael. Renato seria opção de Autuori ou alguns outros nomes?? Eles não sabem nada pelo que falam. Aliás, cada um fala uma coisa. E a Maria Antonieta...

    ResponderExcluir
  6. Mudando de assunto. Entra ano e sai ano e continuam as coisas idiotas que temos de ouvir ler e ver. Cheia do rio tal desabriga tantos. É a industria do coitadismo e manutenção da incompetência. Em 1970 passei por Itajaí com enchente e a cada dois três anos se repete. No Alegrete com o Ibirapuitã e a mesma coisa. Ninguém que morar duas ou quatro quadras de distancia e evitar o caminho das águas por comodidade. Agora são as chuvas na amazônia e a seca no RS. Meu avô lá por 1870 adquiriu uma fazenda e já providenciou açudes separando a parte utilizável e reserva. Nunca faltou água e a previsão é de mais 50 anos com sobra bastando pequenas modificações e duplicar a capacidade. El Niño e La Niña são conhecidos a muito. Não usam o conhecimento...

    ResponderExcluir
  7. Emerson deixa o Milan.
    A.C. MILAN COMUNICATO UFFICIALE
    21/04/2009
    L'A.C. Milan comunica che il calciatore Ferreira Da Rosa Emerson ha chiesto e ottenuto di risolvere con effetto immediato, causa motivi personali, il rapporto con la Società. Nel ringraziarlo per quanto ha dimostrato nel corso dell'esperienza in rossonero, il Milan formula a Emerson i migliori auguri per il futuro.

    ResponderExcluir
  8. Virá para o Grêmio ou as tartarugas continuam com a cabeça sob a casca.
    EMERSON DEIXA O MILAN
    21-04-2009
    MILÃO - Vindo do Real Madrid, Emerson chegou ao Milan na segunda quinzena de agosto de 2007. Até hoje, o campeão brasileiro totalizou 39 presenças como rossonero, sendo 26 na Série A (onze nesta temporada e 15 na passada), três na Champions League, cinco na Copa da Uefa e três na Tim Cup. Além disso, ele participou do jogo contra o Sevilha em Montecarlo e em Yokohama contra o Boca Juniors, nestas partidas, ele ajudou o Milan a conquistar a Super Copa Européia e o Mundial por Clubes

    ResponderExcluir
  9. Abra as asas sobre o Flu Águia de Marabá e crave fundas suas garras. Provável time do Fluminense: Fernando Henrique; Eduardo Ratinho Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Fabinho, Marquinho e Tartá; Everton Santos e Fred. O Águia do técnico João Galvão vai com: Ângelo; Charles, Darlan e Edkléber; Sinézio, Magrão, Analdo, Flamel e Marcondes; Felipe Mamão e Aleílson.

    ResponderExcluir
  10. Logo logo tem parmera na tv. Vamos ver como o luxa se sai pressionado. Émerson é um excelente nome, muito bom. A direção não vai se mexer.

    ResponderExcluir
  11. Só foi mal no comentário sobre o Guiñazu, quem vê esse argentino jogar sabe que ele não é só raça, ele com a bola no pé joga muito, não perde a bola, toca com facilidade, é um baita jogador, sorte nossa que ele não é convocado para a seleção deles. Grande Guina, fenômeno!!!

    Rafael

    ResponderExcluir
  12. Uma terceira mulher que afirma ter um filho do presidente Fernando Lugo apareceu nesta quarta-feira no Paraguai, em meio a um ambiente conturbado que obrigou o ex-bispo católico a suspender uma viagem a Washington. Bispo Paraguaio.

    ResponderExcluir