domingo, 26 de abril de 2009

Escolinha do professor Ronaldo

Os dois gols de Ronaldo na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro, deveriam ser exibidos, várias vezes, para todos os atacantes deste país, principalmente aos mais inábeis, aos afoitos, aos inseguros e aos pouco inteligentes.

Ronaldo poderia ministrar um curso. O Grêmio deveria contratá-lo para aulas teóricas e práticas no Olímpico. Jonas e Herrera poderia sentar na primeira fila.

A arte de dominar a bola poderia ser o primeiro capítulo. Então, seria exibido o primeiro gol de Ronaldo sobre o Santos, ontem. Aos 25, Chicão deu um chutão para o ataque. Ronaldo fez a bola dormir em seu pé direito, encaminhando-a ao mesmo tempo para o pé esquerdo. Saiu um chute rasteiro, preciso, seco, mortal.

Já num estágio mais avançado do curso, seria repetido à exaustão o segundo gol de Ronaldo, acompanhado de comentários e análises do próprio. Ronaldo contaria como se faz para marcar golaço com simplicidade, sem maior esforço, mas com técnica, sabedoria e visão de jogo.

É como xadrez. É preciso antever a jogada. O grande atacante intui, mas o craque também antevê o lance. Foi o que fez Ronaldo. Como se fosse Pelé, que assistiu a tudo das tribunas da Vila Belmiro, Ronaldo cortou o zagueiro, sentiu o goleiro adiantado e meteu por cobertura com o pé esquerdo. Há quem diga que foi com a mão, tamanha a perfeição do chute.

No vestiário, após a partida, Ronaldo revelou que havia observado Fábio Costa muito adiantado em várias jogadas. "Fiquei com isso na cabeça. Quando surgiu a chance, aproveitei", disse. É mais uma lição que Ronaldo poderia destacar no currículo de sua escolinha para atacantes pouca-prática.

Depois de ver e rever esse lance genial, com Ronaldo decidindo um jogo que era dominado pelo Santos (Mancini vencia o duelo com Mano), me lembrei do que escrevi quando ele foi contratado pelo Corinthians. Afirmei que ele jamais chegaria a ser sombra do Fenômeno que um dia foi, lembrando principalmente suas graves lesões de joelho.

Se fosse nos velhos tempos de Correio do Povo, quando ainda trabalhávamos com as Remington da vida, comeria as laudas. Sem sal, sem pimenta. Assim, me penitencio reverenciando o talento e a genialidade desse jogador, que está dando o título de campeão paulista ao Corinthians. Mano Menezes tem mesmo muita estrela.

Ronaldo viveu seu dia de rei no reduto de Pelé.

De minha parte, fica uma lição: devo acreditar mais no poder de superação das pessoas, mesmo quando tudo cheira a puro marketing.

10 comentários:

  1. O Corinthians será o grande teste do Inter, neste início de Campeonato Brasileiro. Até agora, os adversários mais qualificados que o time enfrentou foram o Juventude e o Grêmio. Vamos ver o que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. O Ronaldo está jogando muito. Inicialmente acreditei, como muitos -para não dizer todos -, que seria puro marketing, visando aumentar o caixa corintiano. Aliás, achava que o Mano iria por ele para jogar amistosos e alguns jogos fracos. Que nada! Ele tá jogando bem, contra os melhores times e está sendo poupado dos jogos menores e vai incomodar no Brasileirão. Abraços.
    Adriano Jacques

    ResponderExcluir
  3. O Gornaldo joga muito. De bola ele entende. É festeiro, gordo, mas é muito bom jogador. Eu dizia que o curintia ia ganhar e ganhou. Não vi o jogo. Estava jogando com os amigos, em um convite em cima da hora. Pra variar, estourei a panturrilha. Depois que cheguei em casa, o joelho começou a reclamar. Estou lesionado.
    O Rubinho foi prejudicado, se não fosse não ganharia. Ele é evidentemente pior que o Button. Não sei o que a Brawn GP estava pensando quando da segunda parada do Rubens. A F1 está boa, mas muito estranha.
    Pra terminar, defendo o fim do 3-5-2. Tira um zagueiro e coloca o Carioca no meio, se este vier. Se continuar no 3-5-2, recua um pouco o Alex Mineiro, faz ele voltar mais pra preencher o meio.

    ResponderExcluir
  4. Adriano Jacques, concordo que ele vai incomodar no brasileirão, mas não vejo chances do curintia ser campeão sem ajuda de fora.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ilgo. Pelo visto Julio Soster anda no mundo da lua. Tem uma matéria no clicrbs sobre a base gremista. O mesmo afirma não saber de nada sobre Autuori assumir tudo. Vai ver que não sabe ler ou não tem radinho. Soster citou os jogadores que podem despontar em 2009: Thiago, Saimon, Bruno Renan,Wesley e os goleiros Helton e Busatto. O engraçado é que o titular vem sendo o alegretense Matheus que ele não cita. Ou Soster é ruim de visão ou o treinador é ruim de escolha. Nos palpites só errei o Mancini no resultado pois no campo mandou o Santos. Promete a partida de volta. René é fogo e faz 4 no furacão. A raposa comeu o galo. Wallysson tem sido muito eficiente no Atlético e ontem cavou um penal. Centroavante bom é assim e a fase do Kléber Pereira está braba como a do Alex. Ronaldo compensa na colocação e finalização o peso e idade. O Santos com esta garotada conseguindo um goleiro, um zagueiros e um centroavante vai incomodar no brasileirão. Luizinho, Fabiano Eller, Triguinho, Maikon Leite voltando bem da lesão, Pará, Paulo Henrique Lima, Robson, Madson, Neymar, Roni, Souto...

    ResponderExcluir
  6. Ruy diz que time do Grêmio é mais equilibrado do que o de 2007. Ele jogava em 2007? Cabeção joga tua bolinha e fecha a matraca para achismos. Helder o tricordiano, Fábio Santos e Jadílson são os que não conseguem fazer a lateral esquerda funcionar. Que me lembre só o Lúcio funcionou a contento nos últimos anos. Fábio já jogou com Autuori. Estarão certos estes números Ilgo: Tcheco (120 mil), Souza (150 mil), Herrera (120 mil), Máxi López (208 mil), Alex (150 mil). São 748.000,00 só para estes... Com os 300 e picos do Autuori já passa de 1.000.000,00. Rospide na minha forma de ver ainda mantém inalterada a estrutura de Roth. Não vejo comentários ou qualquer informação dos setoristas sobre alterações aqui ou ali fora a de hoje em dar seqüência ao Douglas. Entrando Douglas sai Tcheco? Douglas volta para jogar ou à vitrine para venda? Eis a questão... Se Rospide conhece o plantel como falam porque não puxou o Bruno Renan? Se não serve para o Grêmio coloca no time e vende. Não é assim que fazem na seleção?

    ResponderExcluir
  7. Ilgo; estava dando uma olhada e na mesma data do BID-E da CBF 17/04 estava vendo o WALDENBERG MESSIAS COELHO (Berg) que estava no São José. Meio campo de Alagoas, terra do Souza e da Marta. Uma coisa não tem a ver com a outra, pois Pelé e Hélder são da mesma cidade... O que chama atenção é o entra e sai de jogadores sem que seja comentada 1 linha fora o que o marketing passe. Estranho isso. Alguém já viu o Berg jogando ou treinando?

    ResponderExcluir
  8. A direção está perdida. Lamentável.
    Não acho o Tcheco essa ruindade toda que falam.
    Sem treinador não dá pra falar em time, fica ruim mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Não errastes na parte do "marketing", a na volta do Ronaldo (indo pro Corinthians). Mas só por que foi jgada de marketing não quer dizer q ele não possa fazer o que sabe: gols. É o mesmo caso do Luxa, é marketeiro, mas geralmente bota faixa no peito. Brabo, triste, é marketeiro q não passa disso, q eh só enganação.
    Ou então, viver de passado, como o Grande Galo Mineiro. EH muito triste o q se passa com o Galo.
    Mas podem apostar, se o Galo ganha uma partida do Barueri, e empata com o Náutico fora, e vem jogar em POA, por exemplo, a imprensa gaúcha enche aboca e diz: PORQUÊ O ATLÉÉÉÉÉTICO MINEIROOOOO, baita campanha, blá, blá. A imprns é F... depois diz q o torcedor eh q eh passional. O Roth ganhou duas na Libertadores, AS DUS FORA DO OLÍMPICO. O Rospide ganhou uma fora e uma em casa, mas a mídia acha o q ele eh o cara....

    ResponderExcluir
  10. eu queria ser um profissional cando eu crese eu jogo bem só falta oportunidade eu tenho 13 anos eu jogo com pessoas de vinti ános íe muito dificil pegar abola do meu pé eu moro em sao paulo jardi aurora guaianases numero da minha casa 78

    ResponderExcluir