terça-feira, 7 de abril de 2009

Renato e o bicho-papão


A simples menção do nome Renato Portaluppi causa calafrios em algumas pessoas, em especial nos colorados. O maior ídolo dos gremistas é um pesadelo para boa parte dos torcedores do Inter. E até para alguns gremistas conservadores.

Tenho um colega, colorado, na redação do Correio do Povo, que tenta se mostrar indiferente, mas ontem quando crescia a possibilidade de Renato ser contratado para treinar o Grêmio, tratou de garimpar os ‘fracassos’ do ídolo gremista. Desprezou, ladinamente, conquistas como a Copa do Brasil e o vice na Libertadores, passando pela eliminação do Boca Juniors da competição, algo que técnicos renomados e festejados tentaram, mas não conseguiram.

Esse meu colega, como outros, tinha pesadelo com Renato na infância. Só pode. Ele era o bicho-papão das crianças coloradas nos anos 80. Hoje, são homens traumatizados. Por isso, se arrepiam como porco-espinho assustado diante da menção do herói do mundial de 1983.


Uma colega colorada, espertamente, sugeriu Mauro Galvão. Nada de Renato, Autuori ou Geninho. Mauro Galvão.

Renato, apontado por uns e outros comentaristas de rádio e palpiteiros de plantão, como um treinador ruim, despreparado e incompetente – são os mesmos que defendiam Celso Roth com unhas e dentes até pouco tempo e depois se bandearam para o lado da torcida – eliminou o Boca Juniors de uma Libertadores. E isso dói em alguns. O endeusado Mano Menezes, por exemplo, tomou 5 gols e não fez nenhum, e caiu fora, na mais humilhante derrota de um finalista de Libertadores em suas 49 edições.

Mano fez um bom trabalho no Grêmio e até pode ser melhor treinador que o Renato, não duvido, mas dizer que Renato é um mau técnico só pode ser resultado de algum trauma, talvez inveja. Afinal, Renato namorou belas mulheres, como a Luma. Acho que isso também dói em alguns.

O que não pode é levar traumas pessoais ao microfone e às páginas de jornais para desqualificar um profissional.

Fiz um levantamento sobre Renato Portaluppi na Libertadores. Afinal, não é a Libertadores que interessa?

Na fase classificatória, o Fluminense somou 13 pontos e chegou em primeiro lugar, à frente da LDU, que acabou campeã num ‘crime’ no Maracanã.Ao todo, o Fluminense fez 29 pontos, superando São Paulo e Boca Juniors. Na final, perdeu para a LDU, na altitude de Quito, por 4 a 2, e venceu no Maracanã por 3 a 1, tendo Luis Alberto expulso. Todos os seus gols foram de Thiago Neves. Os goleadores Dodô e Washington perderam tantos gols quanto Jonas e Alex Mineiro recentemente. Enfim, em crime, que terminou com a derrota nos pênaltis.

A LDU, ridicularizada pelos neófitos, fez uma decisão com muita dignidade no mundial de clubes, perdendo por um minguado 1 a 0 para o ‘modesto’ Manchester United de Cristiano Ronaldo.

Tudo isso para concluir que Renato Portaluppi é um bom nome para treinar o Grêmio na Libertadores. Mas, se eu pudesse escolher, ficaria com Paulo Autuori, embora sua passagem pelo Inter não tenha sido das melhores. Era técnico colorado nos 4 a 0 do Juventude, no Beira-Rio lotado, pela Copa do Brasil de 1999.

Faço esse registro só para lembrar que mesmo os grandes técnicos têm seus dias de Celso Roth.

13 comentários:

  1. A implicância da maioria dos componentes da equipe esportiva da rádio Guaíba com o Renato Portaluppi é impressionante, e o Ilgo disse o motivo!!

    ResponderExcluir
  2. Ontem na ESPN Trajano e os demais comentaram sobre a rabugice de Muricy, Mano e Luxemburgo. Mano e Muricy são amigos e parceiros. Eu não os contrataria nem para porteiro de prédio. Imaginem sair e entrar com aquelas caras. Na segunda dou de mango. Dita competência não lhes dá o direito de serem mal educados. Competência “entre” pois o SP tem estrutura e Milton o Corinthians já vem sendo contestado faz tempo. Paulistão e segundona é uma coisa e brasileirão / Libertadores outra. Quanto ao Luxa o mesmo vem enganando faz tempo. Mas voltando à Província de São Pedro não há prego batido ainda. Pode haver jogo de volta. Krieger está relutante.

    ResponderExcluir
  3. Ora bolas e bolitas. Segundo consta o Jadílson e Diogo não aprovaram e seriam afastados. O planejamento Z E R O desta direção é impressionante. As ultimas também não primaram mas esta vem se caracterizando campeã por um ranço e amadorismo total. Lembro-me ano passado que Muricy reclamou publicamente por não ter reservas já que o elenco do SP é de 25 (vinte e cinco) jogadores. Juvenal falou:- E já tem muito; a base é para ser usada. Muricy botou o rabo no meio das pernas procurou o Milton e passou um tempão calado. No Grêmio Meira fala água e Krieger fogo. Kroeff não sabe o que falar. Quando um Clube de futebol quer ganhar tem de ter PLANEJAMENTO. O Boca tem um técnico que custa U$ 600 mil mês e um coordenador técnico. Quem visita Buenos Aires vê o que é a máquina arrecadatória do Boca. As centenas de visitas diárias à Bomboneira e seu entorno provavelmente arrecadam mais que Grêmio e Inter com associados.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o site do Grêmio o alegretense Matheus vem sendo o Victor dos juniores segurando os resultados. Já o atacante Rafael Martins vem cumprindo seu papel e marcando. O Zagueiro artilheiro Marcus Vinicius tendo oportunidade marca. Pena que os jornais de POA não acompanhem a categoria e o site gremista quando o time empata ou perde não informe nem a escalação. Amanhã os juniores voltam a campo enfrentando o Cruzeiro no Estádio Estrelão, na capital gaúcha. O confronto está marcado para às 15h..

    ResponderExcluir
  5. Estou torcendo para que o Grêmio feche com o Renato Carioca e queime de vez seu único ídolo (bem fajuto) de sua história!

    * A LDU é a mesma que os gremistas desdenhavam quando o Inter eliminou em 2006 e é base da seleção equatoriana que complicou o Brasil esses dias!

    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, a imprensa gaucha não informa bem sobre as categorias de base. aí, quando surge alguém, se surpreende tanto quanto qualquer torcedor.
    N´s somos preconceitosos contra nomes exóticos e clubes pequenos, como o União rondonopolis. depois, leva uns sustos e até cai diante deles.
    A LDU é um exemplo.

    ResponderExcluir
  7. Hahahahha muito bom os comentários. Eu estou quase sendo convencido de que Renato é a solução. Acho ele um treinador muito 'faceiro', não acredito que ele tenha conhecimento sobre o elenco tricolor, mas talvez seja a melhor opção. Se alguém auxiliar ele na ambientação e conhecimento do elenco ou se ele tiver um faro apurado, talvez seja mesmo a grande solução. Diogo tinha que cair fora a tempos. Jadilson me decepcionou muito, mas acho que ele ainda é útil. Planejamento zero de uma direção zero. O Duda é muito passional, não entende nada de futebol, entrega o clube na mão dos corneteiros e urubús de plantão. Ilgo, se falasse em juventude e não em infância, apostaria um café que um desses "homens traumatizados" se chama Reche. Brincadeiras a parte, estou tentando resolver o problema da antena da sky ainda, não pude ver o jogo, mas ouvi comentários positivos em relação a atuação do Léo. Tomara que retorne sua grande forma. Um zagueiro e um lateral direito têm que ser contratados. Volante não! A direção não sabe contratar volantes, isso é histórico, volante se faz em casa, Adilson e Makelele podem dar conta. Ainda quero ver mais do Maxi e do Herrera, estou achando que o preparo físico tricolor atrapalhou a recuperação desses dois atletas.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei do Thiago na lateral. Ele parece ser um bom jogador, precisa ser mais testado. Dependendo do resultado, não precisamos contratar lateral.

    ResponderExcluir
  9. aquela final de 99 está por ser relembrada novamente nesse gauchão.. Juventude vai honrar o campeonato gaucho esse ano se vingando do ano passado.

    ResponderExcluir
  10. olhando futebol com os olhos (abraço, imparcialidade) não vejo ninguém melhor que o Portaluppi para treinar o Grêmio. O Grêmio tem as ferramentas, mas elas não são muitas - o treinador tem que ser alguém capaz de agregar personalidades conflituosas e ter perfil motivador, fazer os guris e os veteranos comerem a grama.

    Geninho não é esse cara, muito menos Caio Júnior. Renato sim, é o cara.

    Quanto ao medo dos colorados, é só chamar o Alex Rossi!

    ResponderExcluir
  11. Agora já falam que somente amanhã (ou depois) será anunciado o novo treinador gremista. Contatados Geninho e Nelsinho disseram NÃO. Já comentam que Paulo Silas também foi contatado. A pouco falaram de Paulo Autuori e nada de Renato. Aparentemente a “sem direção gremista” quer realmente medir forças com a torcida. Ai já cheira a provocação.

    ResponderExcluir
  12. Não me referi ao Reche. E não é só um, são muitos. é só prestar atenção.

    Grêmio está indo às compras.

    ResponderExcluir
  13. Eu pego no pé do Reche, mas ele é gente boa. Ouvi agora que só sai o nome do técnico lá por sexta feira. Tempo é dinheiro, Kroeff!

    ResponderExcluir