segunda-feira, 6 de abril de 2009

Roth: 15/02/2008 - 05/04/2009


Quanto tempo perdido!

Ele foi contratado dia 15 de fevereiro de 2008. São quase 14 meses entre tapas e beijos, muito mais tapas (pontapés, socos, etc) do que afagos com a torcida.

Sem entrar em maiores discussões, vamos reconhecer que a vaga na Libertadores foi uma conquista, ainda mais que era o grande sonho colorado no ano do centenário. Então, algo a ser comemorado, apesar da frustração de entregar o título de mão beijada ao São Paulo.

Bem, garantida a vaga depois de deixar escorrer pelos dedos o título brasileiro, a direção (leia-se André Krieger, porque bancou publicamente a renovação) deveria ter demitido o treinador, antes do Natal, para iniciar com outro técnico. A meu ver, a demissão deveria ter ocorrido antes. Oportunidades para isso não faltaram, inclusive os 4 a 1 no Gre-Nal.

Também neste ano sobraram situações para afastar Roth. Não fosse a forte pressão interna e externa, Roth amanheceria hoje ainda como treinador, preparando o time para enfrentar o Aurora, como estava programado por ele e pela direção até quase o final da noite passada. Mesmo depois da quarta derrota seguida em Gre-Nal.

O veterano Paulo Moura, ao saber que a direção estava garantindo a permanência de Roth, se aproximou de mim com ar pesaroso que estampava a cara de cada gremista naquele momento:

- No meu tempo, técnico que perdesse tanto Gre-Nal caia na hora.

Os tempos mudaram, mas nem tanto. Felizmente.

Mas, uma pena tanto tempo perdido.

QUESTAO DE ORDEM

Em 1998, Roth era demitido do Grêmio. Eu estava envolvido com o material da Copa do Mundo e pedi para um colega editar a página sobre a dupla Gre-Nal. Todo faceiro, ele me mostrou a página editada com a seguinte manchete, bem no alto:

ROTH ESTÁ FORA. QUEM VIRÁ?

Vetei o título, claro. Imaginem se o concorrente sai no outro dia com o nome do contratado, como uma resposta à nossa manchete?

Hoje, posso usar o título/pergunta, sem receio, porque o veículo é outro:

ROTH ESTÁ FORA. QUEM VIRÁ?

16 comentários:

  1. Até que enfim o Roth caiu. Cansei de defender o cara. Nunca a ponto de bancar sua permanência, claro. Acho que vem o Renato, pois a direção quer jogar do lado da torcida. Sou contra o Renato, acho que ele tem a mesma concepção tática faceira que o Mancini. Alguém comentou que o Caio foi visto em Caxias no jogo do Grêmio, acho que é mentira, ele está no Japão ganhando grana, ele é bom treinador mas eu lembro muito bem as confusões de Palmeiras x Grêmio e as coisas ruins que ele disse do tricolor. Bonamigo? Não gostei... Geninho? Como se ele fosse sair do CAP no meio do campeonato. Faltam nomes. Bem, qualquer um deles é melhor que o Rotho...

    ResponderExcluir
  2. Adriano Jacques - PoA6 de abril de 2009 às 11:13

    O Caio Jr. está por aqui para garimpar jogadores e é boa opção. O Renato vai ser pra fazer média com a torcida mas ainda falta muito pra ele consolidar-se como um treinador de alto rendimento. Não creio que o Grêmio seja o clube ideal para ser o tubo de ensaio do Portaluppi. O Gilmar Iser seria o "Mano" versão Juventude. Pede passagem em time grande e o Grêmio costuma se dar bem dando oportunidades em técnicos do interior quando estão em ascensão. Geninho e Bonamigo seriam escolhas equivocadas, vez que não possuem o nosso perfil. O Roht agora é obrigação ir morar no Uzbequistão e ficar lá por umas duas décadas. E o Duda?? O Duda bem que merecia um tópico por aqui, pois nunca vi um presidente tão passivo, tão light e omisso como Duda Kroeff. Está explícito que ele é massa de manobra de Cacalo e Dourado, sendo que não tem personalidade pra dar um basta e chutar porta de vestiário. Imagina o Portaluppi aqui com ele de presidente! Quem mandaria em quem? E o Koff?? Fez o "pulo do gato" na campanha eleitoral, peitando o Vicente Martins, e com essa barca atual some do mapa. Aliás, o Koff me decepcionou desde 97, ocasião que encaminhou o Cacalo, deixou a barca afundar, contratar os bondes que vieram a alto custo e, depois, aclamar Obino. Por acaso ele tem alergia à cadeira presidencial ?? Fez promessa pra não mais ser presidente? Esse Koff como presidente vitalício do Clube dos 13 só me faz perder a admiração que tive por ele em 93/96. Abraços a todos. Adriano Jacques.

    ResponderExcluir
  3. Pô Ilgo; andas aliviando muito o Kroeff. No sistema presidencialista a primeira e a ultima palavra são as do presidente. Assim todas as in decisões partem do mesmo. Segundo me passaram só com a violenta reação de alguns depredando a loja foi cortado Roth. Quem não sabe escolher parceiros ou executivos pode quebrar a empresa. Que dirá um clube...

    ResponderExcluir
  4. Ilgo, o que podemos considerar como o pior feito das direções gremistas recentes?? Demitido o Mancini, invicto, com 6 jogos e hoje está levando bem o Santos e ano passado o Vitória OU mantido o Roth por um ano e dois meses, perder as chances de: ser campeão brasileiro, campeão gaúcho (2x) e possivelmente a perda da Libertadores??? Pelo visto a turma da direção é 8 e 80. E de forma errada. Pra mim Roth nunca duraria mais do que 6 jogos (nunca invicto, óbvio) e o Mancini, mereceria o um ano e dois meses que o Roth teve. Certamente teria feito algo a mais. Abraços, Adriano Jacques.

    ResponderExcluir
  5. Foi falta de convicção da direção só mandar o Roth embora agora. E os outros jogos em que ele deveria já ter arrumado as malas? E mais, quanto milhões o clube vai ter de pagar para esse inventor? Souza na ala, Thiego na zaga, Réver na volância? Estava mais do que na hora, ele saiu atrasado. A direção deveria tê-lo mandado embora muito antes.

    Agora, gostaria de ver Renê Simões no comando, mas acho que quem vem é algum outro mal treinador, como Geninho. Aliás, junto com o treinador, terão de vir 5 reforços (1 zagueiro, 1 LD, 1 volante, 1 articulador e 1 atacante que saiba marcar gols), se não, fica difícil. Rafael Marques, Fábio Santos, Reinaldo, Diogo e outros "amigos" do Celso poderiam ir embora já; seria uma enxugada na folha salarial.

    ResponderExcluir
  6. Eu continuo com meu ponto de vista. René Simões ou Paulo Silas. René é um cara tranquilo sabe conversar além de gostar de lançar jovens com sucesso. Silas vem bem pedindo espaço. René :Vice-campeão carioca da segunda divisão: Mesquita (1985, primeira vez que um time da Baixada Fluminense se classificou para a primeira divisão estadual) ; Segunda divisão dos Emirados Árabes ; Sul-Americano Sub-17: 1988 ; Copa do Qatar: Al Haiah (1989) ; Campeonato Catariano: Al Rayan SC Doha (1990) ; Copa Sheik Jassim (Qatar): Al Rayan SC Doha (1990) ; Copa do Al Rayan (Qatar): Al Rayan SC Doha ; Sul-Americano Sub-20: (1988) ; Copa Shell (Copa do Caribe): Jamaica (1998) e Trinidad e Tobago (2001) ; Medalha de Prata - Futebol Feminino: Jogos Olímpicos de Verão de 2004 ; Campeonato Baiano: Vitória (2005) ; Medalha de Bronze Jogos Asiáticos em Doha/Qatar com Under 23 do Irã (2006) ; Campeão Brasileiro da Série B: Coritiba (2007).

    ResponderExcluir
  7. Acordei cedo com uma ligação informando da queda. Não tive tempo de ler os apoiadores do escorpião. Li a pouco e ri muito. Os que o apoiavam incondicionalmente rapidamente mudam de opinião pois o barco afundou. Até o Cacalo agora quer distancia. Fatos assim me lembram a cultura japonesa onde todos se afastam do que cai em desgraça ou nos países da antiga cortina que até as famílias eram degradadas. Já aqui é só dar um tempo e eles voltam como Dirceu, Delubio ou Palocci … Só falta o Pelaipe voltar.

    ResponderExcluir
  8. 1. não tenho convicção sobre o treinador. só um nome se destaca, felipão.
    2. jacques, o erro mais grave foi contratar Roth.
    3. Mancini teria o mesmo fim mais cedo ou mais tarde. é tranquilo demais pro meu gosto. O invictodele foi no gauchao. agora, já que Mancini fora contratado e estava relativamente bem merecia mais tempo.
    4. não livro o Duda. acho que ele delegou força demais para o krieger, deixou com ele todo o futebol.
    5. Duda tem um grande mérito administrativo: não deixou o projeto arena andar do jeito que estava andando antes. e isso me parece mais importante que qalquer outra coisa.
    6. meus nomes preferenciais: renato e renê. mas emplogação. correndo por fora, Gilmar iser. Ah, geninho teria dito que não vê motivo para deixar o atlético. então que vá catar coquinho.
    7. o importante é que o sol voltou a brilhar.

    ResponderExcluir
  9. Hehehehe muito bom, só não concordo com 3 (Mancini não merecia mais tempo, a meu ver) e 6 (Renê pra mim é carta fora). Andaram falando em Bonamigo. Não gosto desse nome. Essa direção é amadora demais.

    ResponderExcluir
  10. Se for Renato vai dar uma baita motivção na torcida e no grupo, sem falar q até um poste seria melhor que o Burroth. Com ele seríamos eliminados da Libert. no primeiro mata-mata, agora podemos ter alguma esperança de conquista, já q esse ano só tem baba nessa competição.

    ResponderExcluir
  11. Que injustiça,logo eu, INVICTO na única competição que interessa, a LIBERTADORES,sou demitido. Que absurdo. Barbaridade.
    Só tem abba na LIBERTADORES este ano? Bem, é verdade que o ATUAL PAPÃO das AMÉRICAS está fora, isso torna as coisas mais fáceis, HEHEHHE

    ResponderExcluir
  12. Nada mudou com Rospide até agora. Victor e Grohe; Léo, Réver, Rafael, Thiego e Heverton; Fábio e Jadílson; Volantes: Adilson, Makelele, Diogo, Orteman e Maylson; Tcheco e Souza; Herrera, Reinaldo e Maxi López. Sinal que a autonomia é zero ou a visão é a mesma. Cinco (05) zagueiros e dois (02) meias meio atacantes, e três atacantes que no momento somados não dão um. Relação que deverá ser bem alterada se conseguir-mos passar para a segunda fase. 1- Victor, 2- Ruy, 3- Léo, 4- Rafael Marques, 5- Réver, 6- Fábio Santos, 7- Jonas, 8- Souza, 9- Alex Mineiro, 10- Tcheco, 11- Adilson, 12- Marcelo, 13- Jadílson, 14- Heverton, 15- Thiego, 16- Maxi Lopez, 17- Orteman, 18- Makelele, 19- Douglas, 20- Herrera, 21- Diogo, 22- Alessandro, 23- Reinaldo, 24- Julio César, 25- Maylson. Rospide ainda informa estar aguardando por Makelele que estaria recuperabdo de Caxias. Se estava recuperando entrou ontem??? Xiii mais um confuso.

    ResponderExcluir
  13. Do JC Online Com informações da Rádio Jornal.
    A demissão do técnico Celso Roth pelo Grêmio - após derrota para o rival Internacional por 2x1 - repercutiu na Ilha do Retiro. Isso porque o tricolor gaúcho fez uma proposta oficial para levar Nelsinho Batista para o Olímpico. Como nesta segunda (6), ele não concede entrevistas, sua assessoria de imprensa confirmou a proposta e resposta: ele agradeceu mas fica no Recife.
    O convite gremista chega a dois dias do jogo decisivo contra o Palmeiras pela terceira rodada da Copa Libertadores da América. Com seis pontos em dois jogos, o Sport pode dar um grande passo rumo à classificação em caso de novo triunfo. Para tanto, os jogadores fazem questão de conclamar a torcida para lotar a Ilha.

    ResponderExcluir
  14. Não sei o que os amigos pensam do Nelsinho, mas eu acho que só o fato de ir atrás dele deixa mais evidente que a direção não entende nada de futebol. O Duda não sabe nada, isso todos nós sabemos, mas o krieger me decepciona cada vez mais, se é que isso é possível. O Grêmio demitiu o Roth no último momento, acho que se não fosse agora não teria uma data melhor, visto que o próximo treinador vai ter um tempo razoável e calendário compatível com cronograma de um trabalho interessante.

    ResponderExcluir
  15. Ilgo; já esta definido o treinador faltando pequenos acertos. Mais uma vez fica claro que palavreado é uma coisa e verdade é outra. Foram tentar treinador trabalhando para substituir a mala do escorpião carrancudo. Ética da boca para fora. Depois vem com conversa fiada e moral de ceroula.

    ResponderExcluir
  16. Ética não se compra vem de berço vem do convívio vem do caráter. Geninho e Nelsinho foram contatados para substituir o Rotho. Geninho na briga pelo paranaense e Copa do Brasil e Nelsinho na antevéspera de uma decisão contra o Palmeiras. Quem ligou e fez as propostas e quem mandou?? Acabei de ouvir o comentário de Juca Kfouri na CBN e concordo plenamente. Seja qual for o terceiro ou quarto convidado já chegará sabendo que não foi a primeira opção e sim quem sobrou. Pegando tua frase Ilgo: ROTH ESTÁ FORA. QUEM VIRÁ? Certamente virá aquele que aceitar a proposta dos incompetentes administradores do Grêmio. Só espero que o mesmo (técnico a ser contratado) alem de se mostrar competente seja pois se depender de Kroeff e sua corja não chegará a lugar algum. Hiltor na sua coluna do CP fala que alguns querem Paulo Autuori. Devem ser os mesmos que pensam entender de futebol e administração. Autuori levaria um tempo que o Grêmio não tem para arrumar o fuso e colocar em dia os competidores e mercado. Depois da renovação de Roth e pelas contratações até o momento frustantes e caras o caixa anda raspado. Atrasos na folha refletem no campo. Quem não gostar que ponha o espelho na cara.

    ResponderExcluir