quinta-feira, 16 de abril de 2009

E quem precisa de Autuori?


Depois que a nuvem preta se afastou do Olímpico, as coisas melhoraram em campo. Sem o indesejado, duas vitórias seguidas na Libertadores.

Até Maxi Lopes já começa a mostrar jogo. A vitória por 2 a 0 sobre o Universidade, no Chile, não é pouca coisa, não. O adversário, que aqui foi bisonho, um gatinho, lá se transformou num Leão.

Não fosse o goleiro Victor (bem, ele é do Grêmio, ou não?) a história poderia ser diferente. Sei que algumas vozes, todas mal-intencionadas, vai argumentar que o time chileno é fraco. Mas como pode ser tão frágil uma equipe que briga pelo título do seu país?

Vencer na Libertadores, fora de casa, seja contra quem for, é sempre um parto de bigorna incandescente. E o Grêmio venceu seus três jogos fora. É claro que os adversários não são lá essas coisas, mas já vi grandes equipes perderem fora para adversários insignificantes.

A vitória não deve iludir ninguém. Muito menos os dirigentes do clube, que devem seguir buscando reforços urgentemente. O Grêmio faz a melhor campanha na competição entre os brasileiros. É bom? É, mas ainda falta alguma coisa para o time ser realmente capaz de brigar pelo título.

E digo mais: nem é o treinador. Se um grupo de jogadores fecha com o técnico, é meio caminho andado. E parece que isso está acontecendo.

O treinador, seja Marcelo Rospide ou Mauro Galvão, viu bem o jogo. Por exemplo, posicionou Souza pelo lado esquerdo, para que dali ele fizesse jogadas. Pode até ter sido idéia do Souza, mas deu certo. O segundo gol saiu dos pés do Souza, que meteu para Maxi Lopes desviar com categoria, mostrando que talvez ele, afinal de contas, seja um matador. Ainda não me convenceu, mas já mostrou algumas qualidades interessantes.

Os melhores do time foram Victor, Adilson (soberbo, incansável) e Souza. Maxi Lopes vem em segundo plano. Herrera, para variar, perdeu gol feito em jogada do Souza, com um toque genial de Fabio Santos, que deixou o argentino no cara do goleiro.

Bem, o Grêmio deve fechar o grupo com 16 pontos. Só não é 100% como o Boca (ah, o Boca), porque não fez um golzinho sequer naquele massacre no Olímpico sobre o mesmo Universidad.

Sei que irão tentar diminuir a vitória do Grêmio ao longo desta quinta-feira, mas será coisa de secador frustrado. É com vitórias sobre times como esse que se molda uma equipe vencedora, ainda mais se não tem ninguém para atrapalhar.

NOS ACRESCIMOS

Paulo Autuori já está se fresqueando demais. Se ele quisesse vir, já teria se acertado com o seu patrão árabe. Se não vier o Renato, prefiro os que está no Grêmio: Rospide e Galvão. Mas com reforços. Economiza no técnico e traz uns dois ou três bons jogadores. Mas já, porque caso contrário a queda é logo ali adiante, na primeira curva.

Ah, pena que o Grêmio não investiu no Léo Dias, que eu havia sugerido. Ontem, ele fez gol pelo Juventude.

17 comentários:

  1. Hehehe
    O Rospide acho que não é o ideal, mas me assusta o nome do Cereso. Não gostaria de ver ele aqui. Ouvi falarem de Mozart no Grêmio, um volante que estava lá pelos lados da Rússia. Não sei não...
    Ví o jogo do sport. Novamente, me decepcionei. Não que o time seja ruim, longe disso, mas é muito mais ou menos, sem jogadas ensaiadas, saídas de jogo, enfim. Acho que o time tem a cara do nelsinho: adota a postura errada, fruto de quem não sabe ler o jogo direito.

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, não consegues uma vaga ai no CP de Office-Boy para o Leandro dos Santos de Jesus, vulgo Makelele?? Nossa, como jogou mal, errou passes de poucos metros, todo estabanado. Seria um Nunes com grife.

    Sobre o Autuori é como havia dito em um post anterior. Agora o Iser ta livre, vez que o Ju foi eliminado da CB e só lhe resta a Bê para competir. Traz o Iser por 100 mil dos 300 que querem por fora e os outros 200 mais o que vier dos salários dos futuros dispensados (Diogo, Jadilson e mais alguns) e tragam dois jogadores pra resolver Renato Abreu e mais um.

    Li hoje sobre Cerezo e Mozart. Mozart é fraco demais e o Gremio tem historia de vitória com técnicos gaúchos. Creio que só o Evaristo foi campeão sendo de fora.

    Pra mim vão efetivar o Rospide mais o Galvão e a diretoria vai mandar na escalação SE não vier alguém de nome.

    Abraços. Adriano Jacques

    ResponderExcluir
  3. Ilgo; discordo. Autuori até pode estar se fresqueando mas ai a culpa não é dele e sim de quem o está esperando e querendo. Autuori só pode sair com a liberação ou fugido. Lá quem manda é o Sheikh Abdullah bin Hamad Al Thani e os demais obedecem. Não cumpriu com o contrato não sai vai para a cadeia, chicotada ou algo semelhante. Ladrão perde a mão. Se Kroeff, Krieger e Meira queiram esperar já é outra coisa. Quanto a manter o Marcelo Rospide não sei até onde vai. Vassoura nova logo perde a forma e volta ao molde do varredor. Eu não arriscaria pois não vejo cancha para reverter um nó tático. Nelsinho ainda está zonzo com o nó que levou do Luxa. O China seria melhor. Para treinador currículo pesa. Se tiver duvidas Ilgo pergunte ao Marcelo por três meia esquerda lateral direito e esquerdo disponível no mercado. Se souber indicar alguém disponível com qualidade de chegar e jogar por mim pode ficar. KKK Renato dificilmente virá. Ainda acredito que o Simões seria o melhor. Boa a do Adriano. E falam em Makelele ir para a França... já olhou a tabela e quem vem pela frente. Eu já olhei.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo em efetivar o Rospide ou o Mauro Galvão. Muitos já foram campeões com técnicos tampões ou de currículo pequeno, verdade. Mas eram equipes claramente superioras às demais ou que tinham grandes craques que desequilibraram. O Grêmio tem um bom time. Precisa reforçá-lo. Mas duvido que encontre, por mais dinheiro que disponibilize, um jogador fora de série. Pode encontrar bons jogadores como o Renato e o Rafael Carioca. Nenhum fora de série. Por isso um técnico experiente é importante.

    Acho que o Autuori não vem. Infelizmente. Mas não podemos esperar tanto tempo. Sou a favor do Renato Portaluppi. Não é o técnico dos sonhos, porque ainda não está afirmado, mas tem alguns bons trabalhos e identificação com a torcida.

    Iser acho prematuro. Mano, Tite etc todos vindos do interior tiveram mais rodagem. Iser está muito no início ainda. E mostrou falta de maturidade no caju.

    ResponderExcluir
  5. O Rospide pode ser boa praça mas eu não o quero como parceiro para beber cerveja. Treinador de futebol tem de ter conhecimento e principalmente capacidade. Hoje a maioria das pessoas sabe mais do futebol da Europa que do brasileiro. Poucos sabem do S. C. Corinthians Alagoano. O Deco e o Marcelinho Paraíba passaram por lá dentre inúmeros outros. Quem conhecia o Grêmio Jaciara?? Somente quem joga na esportiva ou realmente acompanha futebol. Tenho visto alguns jogadores bem interessantes na Copa do Brasil. O posicionamento da zaga gremista ainda é um calo e não adianta contratar por contratar. As laterais outro problema? Não, uma coisa está ligada à outra. Se colocarem o Rospide no B ai poderemos ver o desempenho mas no A é pedir para levar chumbo. Também não adianta criar o B e não botar para jogar. O que estou vendo é que esta diretoria é amadora, cabeça dura e não vai terminar bem.

    ResponderExcluir
  6. Falando nisso, que sistema defensivo é aquele de ontem??? Rafael Marques e Léo cobrando lateral. Os dois ainda se aventurando e articulando jogadas como meias direitas e o Réver como ala esquerdo. O Fábio Santos mais perdido que drogado em festa rave. A coisa lá atrás tá feia. O Léo tinha que ter sido vendido na época do pré-olímpico, pois hoje não vale um terço do que valia então. O Réver é excelente mas tá se perdendo com suas companhias ao lado e na sua frente.

    Reputo como válido um 4-4-2 com o Réver de primeiro volante e o Tcheco de segundo. Experimentar um meio com Douglas e Souza é algo interessante.

    Falando em Tcheco, o 5º árbitro de cada jogo tricolor, o que houve com ele que não teve faniquitos nem quis apitar? Levou porradas e ficava quieto.

    O Iser pode não ser a melhor opção, mas é o melhor técnico do RS fora o Tite. O Porto assinou com o Brasil, o Dessessards tá de molho ainda e depois so o Macuglia que anda sendo demitido de clube em clube.

    Abraços. Adriano Jacques

    ResponderExcluir
  7. Acho que não é hora de apostar em técnico do interior, e se fosse, está aí o Beto Almeida. Renato Portaluppi não! ele gosta do 4-4-2, e uma mudança de esquema agora, não sei se cairia bem, ainda mais sendo feita por ele. Ele vai colocar o time pra frente e deixar a zaga exposta, como era o fluminense. Como era com o mancini, que foi demitido por isso (pelo menos era o que alegava a direção).
    Gostei da volta do Réver para a esquerda. O Léo está jogando sem proteção, pois o Makelelê não voltava. E tinha gente defendendo ele como titular na vaga do Rui...
    O Fábio Santos não acho ruim, mas ontem esteve péssimo. O Adilson volta e meia aparecia para cobrir ele, que ninguém sabe onde esteve durante os 90 minutos.
    O time do Rospide não mostra consistência, deixando claro que a falta de um treinador nesse momento é algo preocupante.

    ResponderExcluir
  8. HEHEHE, ah, nós torcedores é q somos passionais, bastou ganahr dois, 02 joguinhos, pra um monte de ENTENDIDOS da imprensa (os memsos q chamam o torcdor de "passional", blá, blá, blá...) pedirem sua MANUTENÇÃO NO CARGO DE TREINADOR.HEHEHE, se a direção atende, e não dá certo, podem apostar, OS MESMOS q pedem isso agora,não terão o menor pudor e dirão que a direção fez uma besteira. HEHEHHEHE
    P.S. Marcio Beyer não é da Guaíba? Como se explica ele rpeferir ficar com vcs do que com a MARIANINHA???????
    S

    ResponderExcluir
  9. Vou indicar o que acredito ser o melhor time do Grêmio e seu reserva. Claro que o momento é fundamental mas por sistema tático poderá ser modificado. Cada cabeça uma sentença e assim vejo: Victor (Grohe); Ruy (Thiago), Marcus (Saimon), Réver (Thiego), Marçal (Jadílson); Adilson (Julio), Tcheco(Willian), Souza (Mithyuê), Douglas (Isael); Maxi (Herrera), Alex (Roberson). Falam que CAFU estaria querendo voltar e procurou o Santo André. Melhor que o Ruy é...

    ResponderExcluir
  10. Para quem concorda com a espera por Autuori informo: 10/05 Mancini; 16/05 Leão; 24/05 Ney Franco. Interino não tem cacife para estes e largar bem é fundamental.

    ResponderExcluir
  11. Francisco, a tua proposta de time é radical. fazer experiência numa hora dessa é mortal.

    O Beyer já entrou na galeria dos tios. não faz parte da turma da Mari.

    A hora de definir técnico está passando. é preciso reforçar o time com a participação do treinador. se deixar na mão da direção a vqquinha vai pro brejo.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Ilgo, a "tiozice" já nos atingiu, fazer o que? A nossa turma é jovem há mais tempo, mas não nos descuidamos nunca da ex-doce Mariana...tanto que sempre convidamos a Mari pra sair (mesmo que ela nos traia...). Enquanto isso o Zé Esquilo fica se preocupando com as nossas incoerências...as incoerências tradicionais da imprensa esportiva.....e manda mais um chope, Ataliba!

    ResponderExcluir
  13. Ideal no momento: Victor; Rui, Léo, Réver e Fábio Santos; Júlio César, Adilson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi.
    Douglas demora mais pra voltar de lesão. Thiago eu quero ver jogar mais, acredito nele.
    O botafogo caiu fora da copa do brasil. Terminando o estadual, tem chance do Ney Franco vir?

    Ainda esperando as fotos da ex-doce Marianinha...

    ResponderExcluir
  14. Marcio, Ataliba dá um bom nome de boteco.

    Rafael, o Ney foi eliminado pelo Americano, cara. Para com isso.

    A Marianinha entrou em rota de colisão comigo. Ontem, insisti com a foto de biquini. Aceitava até uma de shortinho. mas neca de pitibiriba

    ResponderExcluir
  15. Maikon Leite retornando ao peixe pós lesão; belo jogador. Perguntinhas indigestas: Krieger foi acompanhar o Grêmio ou passear com a esposa? Porque tantos dirigentes acompanham o Grêmio? Ano passado viajei em duas oportunidades com delegações e só um diretor acompanhava o time. Goiás e Atlético MG. Só queria entender... Quem pagará as passagens... PQ radical? Só tiro o Léo que vem perdendo todas a muito mesmo com o gol feito. Marcus a meu ver é melhor. Marçal nunca teve oportunidade e creio ser melhor. Basta fixar um lateral quando o outro sobe. Adilson e Tcheco na contenção. Souza e Douglas no apoio e Alex flutuando como gosta e o Maxi finalizando. Segundo sinalizam Diogo, Reinaldo, Perea e Orteman sairiam. Lembrem-se que o time atual é do Rotho e não de um verdadeiro treinador. Se o contratado for bom mesmo logo haverá mudanças e subirão novos garotos.

    ResponderExcluir
  16. Se o Ilgo acha o Mancini calmo o Ney Franco então... Mas vai ser displicente no raio que o parta este Maicosuel. Jogador profissional cobrar um penal daquela forma. Tem de levar uns cascudos. Pediram para levar. Até que olhando bem o Americano tem uns jogadores que merecem observação. Quem gosta de time carioca é o Roth. Ficam sempre pelo caminho, mas ganham do Roth. Deve ser a maldição do Arariboia do outro lado da baia ou de São Sebastião. Nesta briga por MARIANA não boto minha colher. Me incluam fora desta. Minha mulher lê a coluna. Dia 16 findando e a direção passeando e enrolando. Entre Ricardo e Lincoln sou Lincoln mas vem Ricardo. Goiás abateu o brasiliense e o Asa abriu sobre o Fluminense. Cariocaca... Só festa no maraca e engenhão.

    ResponderExcluir
  17. O Águia abriu as asas sobre o Fluminense. Corretor comilão

    ResponderExcluir