sexta-feira, 24 de abril de 2009

A 'panelinha' no vestiário gremista


Em meados de 1983, escrevi uma matéria de página inteira no velho Correio, tamanho standard, que repercutiu bastante. Não me lembro bem do título, mas havia nele a expressão ‘panelinha’.
No texto, eu revelava que havia no grupo uma ‘panelinha’ no vestiário. Citava todos os jogadores, eram uns cinco ou seis. Quase sempre saiam juntos depois do treinos, alegres, em carreata. Eram muito unidos.

O técnico Valdir Espinosa se dava muito bem com todos os jogadores, em especial com os desse grupinho. Dizem que até tomava umas geladas e fazia churrasco com eles. Inclusive com a presença de dirigentes. Tudo na maior harmonia e felicidade.

De León era o líder da ‘gang’ (no bom sentido), que tinha, claro, Renato Portaluppi. Outros dois que eu lembro agora: Osvaldo e Paulo César (este o principal parceiro de aventuras de Renato na noite da Capital).

Era uma ‘panelinha do bem’, porque colaborava com o técnico e com os objetivos da direção: conquistar a Libertadores e o Mundial. Era um grupo tão participativo e influente que conseguiu trocar o comportado Casemiro por um de seus integrantes, o Paulo César, na partida contra o Hamburgo.

Escrevo sobre essa panelinha porque é algo comum nas equipes de futebol, mas nem sempre para o bem coletivo. O coletivo aí envolve o clube e sua torcida, não apenas os jogadores.
Nem sempre são detectadas tão claramente.

Hoje, no Grêmio, existe uma panelinha que comanda o vestiário, e tenho minhas dúvidas se não mantém sob controle a direção do departamento de futebol.

A panelinha, que ironia!, bloqueou a entrada de Renato Portaluppi no vestiário. E passou o recado para a diretoria. É o que me parece. Se for assim, as coisas não irão terminar bem. A não ser que a decisão de não atender a torcida tenha sido tomada em conjunto - jogadores e dirigentes.

Considero aceitável que os dirigentes ouçam os jogadores na hora de contratar um treinador. Mas a decisão deve ser da direção, nunca dos jogadores. E espero que tenha sido assim.

O grupo, como um todo, foi muito receptivo a Marcelo Rospide e seu escudeiro, Mauro Galvão. Pelo jeito, o time jogou pelo novato. Deu força para quem está iniciando e que foi jogado na fogueira. Foram solidários, e isso é bom.

Cláudio Duarte viveu situação semelhante em 1978, quando foi improvisado de treinador depois de saber que não jogaria mais futebol por causa de uma lesão. Os medalhões do grupo (a panelinha de então) deu apoio ao ex-companheiro de equipe.

Esse tipo de coisa funciona por um período, um curto período. Uns três ou quatro meses. O tempo de disputar uma Libertadores, não mais do que isso. Depois, o novato precisa provar que é mesmo um treinador competente.

Não poderia encerrar sem dizer quem são os integrantes da ‘panelinha’ atual no Olímpico, as lideranças do grupo:

Victor, Ruy, Léo, Souza e Tcheco.

Não é como a de 1983, que era muito unida não apenas dentro, mas também fora de campo. O que prova que uma cervejinha bebida moderamente não faz mal a ninguém.

Como diria o Claudiomiro: salta uma brahma da polar aí.

7 comentários:

  1. Pois é mas aí o cracaço Renato decide a Libertadores com um balão pra dentro da área, e o mundial com 2 golaços e apanelinha vira do bem. Mas se o Paulo C Magalhães, q não vingou depois, q não foi melhor q o Casemiro, se com ele o Grêmio perdesse, Renato seria tão massacrado quanto o foi na final do Gauchão de 82.
    Quanto ao Inter/78, tanto era um baita time que foi Campeão no ano seguinte, invicto, do Brasileirão.
    Quer dizer, aí a gente entra anquelas de "ganhou, tudo bem", não ganhou, nada presta.
    Acho discutível isso. Mas uma coisa, confesso: levei medo que viesse o Portaluppi, pra uma competição de tiro curto, onde provavelmente o Grêmio já está na 3ª fase pelos adversários q sobraram pra enfrentá-lo na segunda, graças a sua ótima campanha, iniciada pelo Celso Roth.
    Competição tiro curto, mais empolgação maciça da torcida com seu maior ídolo...levei medo. Aind abem q não o querem.

    ResponderExcluir
  2. Bom filho a casa retorna. Fogos e carros buzinando com pessoas alegres vestindo camisas e bandeira do coxa saúdam a contratação de René Simões. Até parece vitória importante de tanta comemoração e alegria estampada nos rostos. Felicidade que a torcida gremista não teve. Li duas noticias importantes do Grêmio: 1-aumento das despesas e falta de recurso. 2-panelinha no Grêmio. Alias a foto que vi no globo.com mostra o PAPAGAIO DE PIRATA entre Kroeff e Krieger como se sussurrasse no ouvido do Krieger. O engraçado é que sempre que há fato relevante aparece a falta de grana. Fato relevante que falo é venda de alguém. Se está faltando grana é bem feito. Quem mandou dar aumento para Roth e contrariar a torcida. Quem cutuca onça com vara curta é sentar no formigueiro. Roth era paneleiro e assim como Pelaipe adoravam um dedo duro. Os vermelhos vão duelar. O cabeça de bagre e AMARELÃO Kuki do Náutico que odeia ver a camisa do Grêmio e não permite a entrada de visitantes com o manto nos Aflitos tem a pretensão de vencer o Inter. Nem todo o anão tem recalque... É bom ficar de olho Ilgo pois ao "informar" a situação financeira vem chumbo... Eles pensam que somos idiotas...

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Alfredo Ilgo. Comendo arrumadinho é. Amanhã vou comer um barreado em Morretes. Amanhã veremos o dedo do René no Coritiba alegre. Sou Cruzeiro em MG e Santos em SP. No RJ que dê empate.

    ResponderExcluir
  4. Antes de ir dormir: A sub 17 naufragou feio ontem. Preocupante para o RS e SC a situação da gripe suína no México. Vi gente muito preocupada hoje em Curitiba. Se o Aedes aegypti e Aedes albopictus estão sem controle imaginem esta... Ações de frigoríficos vão à lona logo. Para quem vinha arrotando Renato e outras estrelas de 200.000,00 Ricardo do Londrina e Mateus do Noia estão de bom tamanho. Ambos vem de azul... Logo vai aparecer um gaiato para lembrar de Fábio Rockembach, Roger, Juninho Pernambucano ou Jinédine Yazid Zidane... Se Christian Vieri pode vir para o timeco vai virar Cosmos de Pelé...

    ResponderExcluir
  5. Francisco, o Renê simoes seria um bom técnico para o gremio. dizem que o Koff vetou. mas não acredito.
    assim como criaram coisas contra o Renato, acho que inventaram tsambém contra o rene.
    o que será que o autuori tem de tao especial?
    bem, nao falta mais nada, gripe suína. porco tem gripe?
    Vai e aproveita o teu barreado, seja lá o que isso possa ser.
    mas deve cair bem com uma gelada.
    sábado, acho que vou lá no Beco das Garrafas, ali na cristovao, meia quadra da ramiro.
    tem musica ao vivo.

    ResponderExcluir
  6. Esclarece uma coisa: o Beco das Garrafas não havia fechado?
    Ou "trocou a direção"?

    ResponderExcluir
  7. O Beco segue firme sob o comando do Lauro dorneles. estive lá sábado, ontem, tinha um show muito bom de MPB com a Lúcia Maria e banda. um violão sensacional.

    ResponderExcluir