terça-feira, 7 de abril de 2009

Um novo clima no Olímpico

Havia um clima leve no Olímpico. Leve como uma pluma. Avalanches de torcedores chegavam ao estádio - o horário complicou bastante o acesso ao Olímpico - quando o locutor do clube anunciou a escalação do time.

Não haveria, dessa vez, o nome do indesejado. Sem combinação prévia, numa manifestação espontânea de alívio e felicidade, a torcida vibrou quando foi anunciado o nome do técnico interino, Marcelo Rospide. Não pelo Rospide, um profissional que atua nas categorias de base há muito tempo, mas pela ausência do outro nome, aquele, o do indesejado.

Foi recebendo os fluidos positivos emanados das arquibancadas que o Grêmio entrou em campo. Alguns jogadores desgastados em função do Gre-Nal de dois dias antes. Outros, tensos, reflexo dos dias difíceis. Mas todos jogando com muita vontade.

Como se esperava, o Grêmio dominou amplamente o Aurora. O gol custou a sair. Rafael Marques marcou de cabeça e foi como se o último resquício de energia negativa evaporasse de repente. Vibração em campo, vibração na torcida.

A partir daí, o time jogou mais confiante. Maxi Lopes passou a mostrar algumas qualidades, jogando para o time, tocando a bola rapidamente e... fazendo gol. Herrera cruzou na medida e Maxi Lopes mandou para a rede, num belo e lúcido cabeceio: 2 a 0.

O terceiro gol foi de Rever, de voleio dentro da área. Em cada gol, muita festa dos jogadores. Muita alegria. Como já disse, havia um clima positivo no Olímpico, mais leve, arejado. Sem ranço ou cara feia.

Não sei quem será o novo técnico (provavelmente Paulo Autuori, um sujeito educado e competente), mas sei que ele encontrará no Olímpico um ambiente bom pra trabalhar.

14 comentários:

  1. A superioridade era tanta que o Grêmio jogou como quis, sem muito esforço. Gostei do Rafael Marques, do Réver e do Maxi fazerem gols. Faltava o gol para os dois zagueiros nessa temporada. O Maxi merecia pelo que jogou.

    ResponderExcluir
  2. Que eu me lembre somente duas (02) pessoas bateram em Roth desde 2008. Zini e Ilgo. Os demais andavam ao sabor do vento. Ilgo até chegou a querer jogar a toalha mas viu que o barco rachava e pulou fora. Os que dançam como labaredas adoram pesquisas. O melhor é manter uma linha de raciocínio e ser fiel a ela. Mas vamos aos fatos. Ontem coloquei a relação dos 25 inscritos pelo Grêmio e ninguém comentou. Zagueirada, volantada e atacantes que pouco jogaram para formar um time titular e um reserva. Meio campista articulador?? Planejamento ZERO. Vamos aos candidatos à técnico. Paulo Autuori; vencedor bom de diálogo custo alto. Não sei se com esta direção sem rumo vai funcionar pois cada um aparentemente tem um ponto de vista divergente dos outros. Renato; jogador vencedor treinador com bom currículo mas personalista e fatalmente haverá choque com a direção e terá apoio da torcida. Ai me parece o ponto de sua ficha estar no fim da fila. Fala-se em Paulo Silas do Avai. Técnico iniciante já com currículo e grande visão. Do jogo de hoje; mesmo defeito das demais partidas. Parece que se conheceram pouco antes de entrar em campo. Sei, estou irritado. Quem não estaria com esta indefinição.

    ResponderExcluir
  3. O Ilgo informou que o Grêmio vai as compras. Comprar sem aval do treinador?? Sem saber que esquema gosta pretende ou pode usar? Goleiros temos ótimos; zagueiros temos até demais Marcus vem pedindo passagem; volante melhor que os da casa só Émerson (Milan), Pierre (Palmeiras) e Ramires (Cruzeiro) a meu ver. Já nas laterais e meio complica. Gostaria de ver Marçal e Thiago disputando com os atuais. Basta pegar uma hora por dia de treinamento em cruzamentos passes e desarme. Tcheco quase foi para a rua novamente e não tem mais gás. Sousa só joga tendo liberdade vigiada e função tática pois se soltar é peladeiro. Douglas pede um acompanhamento e um bom técnico. Isael e outros pedem oportunidade. Eu gosto de futebol e não vivo de futebol. Na forma que vejo um time de futebol hoje diria sem medo que Sport e SP estão disparados na frente. Não sei se o Sport terá R$ para manter e melhorar o time. O SP já tem Edno e mais alguns na mira. Sinal que Hugo vai sobrar. Pessoalmente prefiro Carlinhos Paraíba que vi jogar duas partidas pelo Santa Cruz. Com Carlinhos, Douglas e Isael acredito que a meia direita do Grêmio estaria bem. Com Souza, Mithyuê e Tcheco a direita também. Claro que poderão surgir outros. No ataque que me lembre o Perea e Jonas gostam de cair pela esquerda e Maxi e Herrera pela direita enquanto Reinaldo é mais central. Alex prefere flutuar e Roberson atuava mais pela direita. Não tenho visto Roberson atuando. Aliás, o Grêmio gasta uma grana com TV e não transmite a base.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o nome ideal é o Paulo Autuori, ficaria feliz com o Portaluppi, mas segundo informações que recebi, pode estar pintando o Ney Franco, acho também um bom nome!

    ResponderExcluir
  5. Não sei quanto ao Isael, nunca vi jogar, mas o Thiago sim merece chances. Não vejo tudo isso no Sport. Diogo e Orteman teriam que sair correndo daqui. Roberson é muito bom jogador, merece mais oportunidades também. Não me falem em Ney Franco... ele é bom treinador mas sei lá, tem algo nele que não me agrada. Autuori é o cara (sim, com tantos caras por ai, pode ser esse o cara).

    ResponderExcluir
  6. Rafael; olhe além do Mampituba. KKK Campeão da Copa do Brasil, Campeão pernambucano... Assista ao jogo hoje e depois comente. Sport x Palmeiras na Ilha.

    ResponderExcluir
  7. Sport: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Andrade, Daniel Paulista, Paulo Baier e Dutra; Ciro (Vandinho) e Wilson. Técnico: Nelsinho Batista.

    ResponderExcluir
  8. Olá, ninguém levava fé no Sport, e acabou campeão da Copa do Brasil e hoje está indo bem na Libertadores. Merece respeito.

    Francisco, é um pouco tarde para buscar a gurizada. Isso deveria ser feito antes, não agora na iminencia do mata-mata na libertadores.

    Thiago na lateral parece uma boa tentativa.

    ResponderExcluir
  9. Como o Maxi jogou muito bem, ontem, aí vai uma piadinha pra alegrar o dia dele:

    Lanche novo no mercado

    O Cliente entra na lanchonete. A garçonete se aproxima e diz:
    -Bom dia, o que o Sr. vai querer ?
    -Qualquer coisa pra enganar o estômago.
    Então a garçonete grita pra cozinha:
    -Sai um Grêmio no capricho !!!
    O cliente, supreso, pergunta:
    - Moça, que lanche é esse?
    E ela:
    - Uma meia taça e um sonho...

    ResponderExcluir
  10. Olá Ilgo; creio que dependera do perfil do técnico escolhido. Autuori pelo que sei gosta de jogar bonito e para frente com cada macaco no seu galho. Conversar com Andrey e Camargo. Assistir algum jogo, treino ou gravação pode ser mais produtivo que contratar um arranca toco ou um quebra canela que só traga custo e ocupará uma vaga. Rafael que quer voltar da geladeira tudo bem pois conhecemos. Autuori está fora do mercado a bom tempo e não temos tempo para testes. Tem de chegar e jogar. Tu mesmo sabe do potencial de um Bruno Renan. Renato que está nas areias tudo bem e ele deve estar acompanhando. O problema é que esta turma de dirigentes é mais que amadora.

    ResponderExcluir
  11. 08/04 - 13:57
    "Medina está fechado com o Santos", diz Falcão, empresário do jogador.
    O Grêmio entrou em contato comigo através do Jorge Machado, não deu seqüência. Nós vamos refazer uma nova proposta para o Avaí, para que o Medina tenha uma sequência na sua vida que seja melhor para ele", declarou Falcão. Provavelmente Krieger, Mauro ou Meira sejam importentes demais para contatarem o procurador dos jogadores. Que dirá Kroeff.
    Tá vendo Ilgo; Jorge Machado deve ser o diretor de contratações do Grêmio.

    ResponderExcluir
  12. Bruno Renan entra fácil nesse time, no esquema com dois zagueiros.

    ResponderExcluir
  13. Hoje vou conferir o Sport. Esse Palmeiras nunca me enganou. Falam muito no Autuori, mas não sei não. Essa direção parece não saber lidar com dinheiro, vivem rasgando aos milhões. Roberson e Thiago merecem uma chance.

    ResponderExcluir
  14. Estava lendo as colunas pois não tive tempo pela manhã. Hiltor aparentemente também não vai a treinos e a jogos. - Precisa contratar com urgência um zagueiro, um volante e um armador, escreveu ele na coluna hoje. ZAGUEIRO? Volante? ARMADOR SIM digo eu. Segundo consta já teriam contratado Renato ex-mengo. E as LATERAIS PERGUNTO EU? Nada contra o mesmo mas tenho o direito de discordar e me considero capacitado para tal. Eu pago para ler. Kkk No momento vejo que somente um técnico com capacidade pode avaliar rapidamente o plantel pois o psicológico e o preparo fisico estão abalados. Motivos pelo qual minha sugestão do René. Agora vou saindo que o médico me espera para novos puxões de orelha.

    ResponderExcluir