sábado, 18 de abril de 2009

A cantora dona de casa e os técnicos de futebol

Sempre defendi a contratação de Tite pelo Grêmio. E depois pelo Inter. Quando veio Vágner Mancini, fiquei decepcionado. Piorou quando veio Roth.

Hoje, o Grêmio está nas mãos de um iniciante.

Não quero ser preconceituoso, mas faz parte da nossa natureza pré-julgar. Nós, da raça humana, nos apressamos a julgar pelo aspecto, pelo vestuário, pela cor da pele, pelos costumes, etc.
Há um vídeo no You Tube que é exemplar. Exibe a apresentação de uma senhora escocesa, desempregada, com ar de dona de casa, meio gorda, estraçalhando num show de calouros na Inglaterra, tipo Ídolos. O nome dela é Susan Boyle. O público e os jurados não davam nada por ela. Quando ela soltou a voz, a reação foi impressionante. Como que arrependidos do julgamento precipitado, todos se ergueram a passaram a aplaudir a caloura freneticamente. Um espetáculo emocionante.

Eu tive preconceito em relação ao Mancini. Achava que ele não tinha currículo para treinar o time. Hoje, com o trabalho que realiza no Santos, que estava mais por baixo do que pau de galinheiro antes de sua chegada, vejo que Mancini é um bom treinador.

Com dois garotos rápidos puxando contra-ataques, Madson e Neymar, e uma forte estrutura defensiva para dar sustentação aos atacantes, o Santos está chegando. Bateu o Palmeiras duas vezes. Hoje, por 2 a 1. Só não foi 2 a 0 por causa do frango de Fábio Costa, justo o destaque do time na partida anterior.

Méritos de Mancini. É claro que o Palmeiras, envolvido com a Libertadores, está mais desgastado, e isso não pode ser ignorado.

Lamentável o Diego Souza. Foi expulso e, mesmo seguro pelo Marcão, voltou a campo para agredir por trás um jogador do Santos, o Domingos. Vai pegar uma punição severa.

Mas ele tem atenuante: o Domingos entrou claramente para provocá-lo, orientado pelo Mancini, provavelmente. Domingos encostou nele e disse alguma coisa. Os deram empurrões leves, coisa de menina. Aí o juiz, o Sálvio, expulsou só o Diego Souza. Ninguém deveria ter sido expulso. Alguém vai punir esse juiz? Agora, ficou mal também para o Mancini. Mas quem não sabe que os técnicos fazem dessas coisas?

Agora o Grêmio tem um iniciante no comando do time. Penso que é muita responsabilidade nas costas de Marcelo Rospide. O Grêmio precisa de um treinador que assuma o vestiário na totalidade, alguém que seja respeitado por jogadores e dirigentes. Nesse sentido, um medalhão, um grande nome (Autuori, por exemplo), é o melhor neste momento. Ao menos em tese.

Mas, diante das circunstâncias, e o tempo que escoa rápido, penso que apostar em Rospide, sem preconceito, se não é a solução mais adequada, ao menos permite que o clube possa planejar – agora sim planejar, de verdade – a estratégia para brigar pelo título da Libertadores, a começar pelos jogadores a serem contratados. Caso contrário, vai ficar tudo nas mãos dos dirigentes até a chegada de Autuori.

E não é isso que queremos.

Rospide, ao lado de Mauro Galvão, aparentemente conquistou o grupo. O que já é meio caminho andado. Quem sabe ele não será a nossa Susan Boyle. Vamos deixá-lo soltar a voz?



Questão de ordem


E o medalhão Luxemburgo, hein? E o medalhão Parreira? Seriam dois nomes fortes para comandar o Grêmio na Libertadores, ou não? Mas os medalhões também fracassam. E é um fracasso que custa caro.

11 comentários:

  1. Seco, obviamente, como Colorado. Mas é isso mesmo, lembro q o Claudião Duarte era só um quebra-galhos. Muito jovem pra ser técnico e ainda mais de um time com Falcão e outras feras. Mas acabou efetivado, não foi pra final do Brasileirão de 78 pq fomos, PRA VARIAR, roubados em jogos contra o Palmeiras (q nem vcs nos anos 90), mas desbancou o Grêmio de André Catimba e Telê Santana.
    Só não concordo com uma coisa, esse papo de"conquistou o grupo". Ora, esse mesmo "grupo", tava há menos de 03 semanas,"Fechado" com Celso Roth. Palhaçada. Se trouxessem o Portaluppi, no dia seguinte o grupo estaria "fechado" com ele. Tudo besteira. Nunca se sabe quando é verdade, pq repetem as mesmas coisas.´Parece médico depois q realiza cirurgia nos jogadores: "Foi um sucesso, vai voltar mil dias antes do previsto". No dia seguinte o papo já é outro e após isso, em uma próxima cirurgia é possível se ouvir "a primeira cirurgia não foi bem-sucedida". BAH

    ResponderExcluir
  2. Pô, não tem mais foto da Marianinha e tu diz q ela é "EX-doce". Mas e o Possas, também não tem mais fotos dele no blog. Porque não?
    Pôxa, tens de botar fotos do Possas. Quando vejo fotos do Possas fico feliz, pois penso "FINALMENTE SOU MAIS BONITO Q ALGUÉM". hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Ilgo. Parabéns. Só os grandes homens reconhecem algum erro de avaliação. Acertamos algumas e erramos em outras. Reconhecer é sinal de grandeza. Paul Potts um simples vendedor inglês de celulares com dentes tortos e de aparência despretensiosa também surpreendeu e encantou cantando. Pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=DelJrP3P7tA Tais fatos são pessoais e individuais e não dependem do coletivo; tampouco mexem com o emocional e R$ milhões. Treinar uma equipe com milhões de torcedores e com diretores que pensam entender de tática e escalação é complicado. Do outro lado tem um elenco com 33 querendo jogar e 50 de olho em uma oportunidade. Junto há 1001 empresários, procuradores, sogras, esposas, mães, pais, tios, filhos, sobrinhos, amantes, porteiros, garçons, radialistas, jornalistas e até podólogas e manicures oferecendo jogadores, pedindo para escalar e dando opinião sobre escalação. Se acertar foi bem e cumpriu com a obrigação e errando é burro. O escudeiro Mauro Galvão tentou e desistiu da empreitada. Rospide poderá ser um grande técnico, mas não da noite para o dia. Eu que disponho de tempo não consigo fazer tudo o que quero e tampouco o que deveria. Terá Rospide o conhecimento de jogadores e pessoas de confiança para indicar os nomes certos para o que tenha em mente como equipe? Até o momento não senti seu dedo na equipe. A equipe se viu agrupada em face da demissão de Roth. Poucos gostam de grito e xingamento. Eu mesmo tenho horror de palavrão. Se o matador pensa em centésimos o treinador tem de ler o jogo. Treinador que só altera aos 35 do segundo é analfabeto.

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente o RAFAEL ainda não tenha entendido a minha obsessão pela base. Foram muitos anos de arquibancada ou TV P/B assistindo Ortunho, Alcindo, Baltazar, Catimba, Yúra. Oberdan, Ancheta, Severiano para citar alguns. Eles passaram e o tempo passou. Se um clube de futebol não tiver uma base forte que permita manter sua equipe com 80% de jogadores oriundos dela e a venda de 5 a 6 por ano vai quebrar. O mercado externo já não compra mais gato por lebre. Um clube hoje tem de ter estrutura empresarial. Leonardo dentre outros já vaticinou ao Flamengo o clube de maior torcida. Vendam e salvem o nome. Vai terminar um Ameriquinha ou Bangu. No Grêmio a cada gestação a divida aumenta. O amadorismo ficou em um passado e a lei Pelé mudou tudo. Poucos são os grandes clubes fora administrados amadoristicamente. Até Felipão dançou ao não conseguir resultados. Clube de futebol não tem precatório. Papagaio custa caro e o bloqueio é usado. Basquete, beisebol e futebol é espetáculo e paixão.

    ResponderExcluir
  5. Ilgo, acho que o domigos foi expulso junto. Tem uma imagem clara que mostra ele fazendo positivo com a cabeça e os polegares, para alguém do banco, após a expulsão. Deveria ser ao mancini. Por falar em mancini, ainda não me convenceu como técnico. Acho as equipes dele muito dependentes de valores individuais. Talvez seja um reflexo da liberdade de criação que ele dá aos jovens atletas, não sei. Dizem que ele mandou o Rafael Carioca pros juniores...
    Frangaço do Fábio Costa. Que defesa fraca essa do palmeiras. Embora os dois gols tenham sido 'achados'.
    Ví dedo do Rospide só na zaga, nada mais. Parece que o grupo está jogando como quer. Isso é bom por um lado, agora os jogadores estão melhores na mira, talvez o Rotho pressionasse muito. Mas na ora do vamos ver vai ser um salve-se quem puder. Rospide não está pronto. Ele sabe que não está pronto. Sua postura nada gananciosa mostra isso.
    Francisco, entendi sim sua obsessão pela base. Só acho ela exagerada. Alguns nomes devem ser testados mais adiante.
    Hoje vou ver o Rubinho ganhar. Assim espero.

    ResponderExcluir
  6. Rubinho denovo com desempenho lamentável. Ele virou segundo piloto denovo! e do Button! Acabou-se aquela estória que ele vai bem na chuva.
    Hoje é dia de ver o Mano vs murici denovo. Vai ser um duelo e tanto.

    ResponderExcluir
  7. É a crônica de uma morte anunciada. O Grêmio está jogando o ano todo fora apostando no pensamento mágico.

    Rospide não é técnico. Na sua carreira só treinou times juniors. E foi auxiliar. Nos profissionais a banda toca diferente. A exigência é outra. Contra a Universidad foi bem, realmente. Mas não pode servir de parâmetro uma partida diante de uma adversário que havia levado uma surra do SANTIANO MORNING na rodada anterior do chileno. O que será do rospide quando estiver frente ao Boca na Bombonera? Ao São Paulo no Morumbi? Ao Cruzeiro no mineirão?

    Pode dar certo. No futebol tudo é possível. Não faltarão vozes para recordar de exemplos distantes em que equipes com técnico inexperiente conquistaram algo. Mas as chances de um fracasso constrangedor são ENORMES. Eu diria mais: É quase certo que o grêmio com rospide não conquistará a libertadores. A história prova isso. Qual time ganhou a libertadores com um técnico-tampão? Não há. Peguem os últimos 40 anos. Não existe. Nem é preciso ir muito longe. Lógica simples. Se nunca deu certo por que seria HOJE, em 2009, com o grêmio, a ÚNICA vez da história que tal arranjo apressentaria resultados? Só a crença no pensamento mágico explica.

    Clubes de futebol não podem ser guiados dessa maneira. Cadê o profissionalismo? Vocês contratariam um jovem inexperiente e sem currículo para guiar uma empresa grande e tradicional? É lamentável. Grêmio montou um elenco bom. Com alguns ajustes dá pra brigar, sim. Mas desse jeito..

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. É claro que deixar nas maos de um iniciante, rospide, todo o 'planejamento' da temporada, é um erro. mas erro pior é seguir sem treinador e nao reforçar já a equipe. essa direção erra demais.

    Gostei do otimismo do RafaelM.'vou ver rubinho ganhar'. horas depois a volta á realidade. rubinho perdeu de novo.

    Só o que me faltava: alguém pedindo foto do possas no blog.

    A mariana, agora, só de shortinho. estou disputando com a playboy o passe dela.

    no final datarde todos na goethe festejando o título gaúcho, que era, afinal, de contas, o único que o gremio teria condições de vencer diante do atual estados das coisas.

    ResponderExcluir
  9. Ganhou Campinas o paulistão 2009. Eleita ontem a bela mulata Silvia Novaes representando Campinas no Miss SP. Podes pegar a foto dela e colocar em substituição Ilgo. Mariana vai morrer de... Duro hoje é olhar as caras feias de Muricy e Mano. Do RS só volto a falar na segunda ou se o grená botar para quebrar. KKK Brincadeiras a parte voltando ao futebol recomendo a quem gosta acompanhar: Atlético – PR - Wallyson Ricardo Maciel Monteiro. 17/10/88 - Equipes em que atuou: São Gonçalo-RN (2003); ABC-RN (2005-2007) e Atlético-PR (desde 2008). Esteban Espíndola, capitão da sub 17 Argentina que joga no River Plate. Bons jogadores. Também assisti Rafael a F1. Vamos dar desconto a Barrichello, pois ele reclamava de freios. Com chuva a mais de 200 km/h não da para arriscar tanto quem já tem filhos. Vamos lembrar também que a Brawn não tem patrocinador forte e a grana é curta. É melhor 4° que a brita. A nossa PETROBRAS que patrocina o River negocia voltar à F1. Já que largou o Flamengo o Grêmio poderia arrumar uma graninha. Pelo andar da carruagem até a Globo vai largar o Fla se dançar para o Bota.

    ResponderExcluir
  10. O parceiro do Grêmio vem liderando o campeonato paulista A3. O Palmeiras B joga a A3. A perguntinha é: Alguém do Grêmio acompanha o desempenho ou só olha os resultados e algum relatório? 1°Pão de Açúcar 35, 2°Votoraty 33, 3°Itapirense 32, 4°Francana 32, 5°XV de Piracicaba 31, 6°Grêmio Osasco 30, 7°Penapolense 27, 8°Osvaldo Cruz, 9°São Carlos 27, 10°Olímpia 26, 11°Palmeiras B com 24 pontos. Sérgio Lobo com 10 gols e Paulinho com 5 são os artilheiros do Pão de Açúcar; liderando a artilharia com 13 gols vem Juary do Itapirense e Felipe do Palmeiras B. Estava assistindo a algumas partidas da A2 agora. Alguns bons jogadores sem altos custos podem ser encontrados ali. Rospide saberá? Mauro acompanha?

    ResponderExcluir
  11. Yo soy el nuevo entrenador de Gremio, y yo, el cuello y la canela!

    saludos,

    Alfio

    ResponderExcluir