quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vuaden e a traição da Mariana

O árbitro Leandro Vuaden, sorteado para apitar Inter x Caxias, está mais feliz que pinto no lixo e raposa em galinheiro.

Se fosse apenas isso - estar se sentindo feliz -, que bom. Mas ele ‘está se achando’, como diz a ex-doce Mariana, quando se refere a um ou outro colega do jornal ou da rádio Guaíba, que arrisca uma investida, tipo aquelas do Taison no contra-ataque sobre a defesa adversária.

A propósito da Mariana, sexta-feira a turma do esporte marcou encontro no boteco Apolinário, que eu insisto em chamar de Ataliba. O Fabrício Falkowski, sempre distraído, rumou para outro boteco, o Anastácio, digo, Natalício, ambos na Cidade Baixa. Estávamos ali, eu o Chico Izidro, o Márcio Beyer e o Rafael Peruzzo bebericando umas geladas e apreciando a paisagem florida e esvoaçante, quando recebo uma mensagem do Fabrício: ‘já estou aqui’.

Olhamos ao redor. Nada do FF. Liguei. Ele estava no Natalício, com a patroa. E por lá ficou. Primeiro desfalque. Nisso, salivando, o Chico pergunta: ‘e a Mariana?’.

Ela não vem, ela não se mistura, é moça fina, prendada – respondi quase mergulhando na Serramalte.

Chico telefona. Ela diz que chega em seguida. Chico percebe um burburinho ao fundo do outro lado. Deduz, com sabedoria invulgar, que ela, a Mariana, está em outro bar, com outras pessoas. Minutos depois, ela manda uma mensagem dizendo que não viria mais. Frustração na mesa. Peruzzo vira o copo e Beyer entra em depressão.

- Eu não disse -, bradei, lamentando estar mais uma vez certo. É chato estar sempre certo, ainda mais num caso como esse. ‘Aposto que ela está com a gurizada da Guaíba’, disse, afundando na cadeira.

Para concluir: ontem, descobrimos que ela estava mesmo com os colegas da Guaíba, os novos ‘queridinhos’ da nossa ex-doce Mariana. Acertei outra, lamentavelmente.

Agora, o Vuaden. Ele está dizendo que vai deixar o jogo correr, que isso deixa o futebol mais bonito, que ele, Vuaden, está resgatando isso.

É o fim da picada. É muita pretensão. Ele está resgatando o futebol bonito. Primeiro, que ele não resgata nada, muito menos o futebol bonito, que, para quem não sabe, prescinde da porrada, dos pontapés, que é o que mais acontece num jogo apitado por quem deixa o jogo correr.

Um árbitro desse tipo é bom principalmente para o time de menor qualidade, que precisa apelar mais para o jogo ríspido, leia-se porrada, para conter o adversário superior tecnicamente. Quer dizer, prejudica o time que apenas quer jogar futebol, jogar bonito, mas competitivamente, como faz o Inter do técnico Tite.

Então, acho que está faltando um pouco de humildade ao Vuaden, que é um bom árbitro, quando não se deixar levar por essa tendência de deixar o pau comer, e que em determinado momento o deixou sob os holofotes de setores deslumbrados da imprensa do centro do país.

8 comentários:

  1. Não culpe a Marianinha, fui eu que não deixei ela ir, afinal estávamos tão bem lá no..... hehehe
    Pô, gostei de ver, o blogueiro fo imparcial na análise, concordo em grande parte, não dá pra deixar dar pontapé do jeito q ele deixou num Veranópolis X Inter (nada a ver com aquele da eliminação do Inter, bem entendido), mas se aplicar isso em agluns lances de pura cera, aí está certo. Qualquer trombadinha não pode ser falta, como são marcadas pros times cariocas e paulistas no brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. Discordo, Ilgo

    Gosto do estilo de apitar do Vuaden. É bem europeu. Não é questão de deixar a porrada descer. Pelo contrário. Deixar o "jogo correr" é não marcar o malfadado PERIGO DE GOL; uma das maiores chagas do futebol brasileiro. Lances confusos de agarra-agarra é sempre pró-defesa. Ao invés disso, segue o jogo. Se os dois estão se agarrando, não marque falta para nenhum dos lados. Só um exemplo. Ou o jogo de corpo.

    A verdade é uqe o futebol aqui nos trópicos é muito trancado, muito parado. O lucas, que está no liverpool, deu uma entrevista sobre isso. perguntaram-lhe qual a diferença da europa para a américa e o Lucas disse "A velocidade do jogo (..)"No Brasil o jogo parece em cãmera-lenta de tanto que para". Dá pra achar a entrevista no google. Bem legal de ver a percepção dos atletas quanto a isso.

    por isso saúdo a postura do vuaden de deixar o jogo correr.

    ResponderExcluir
  3. O assunto é polêmico.
    sobre o futebol europeu ser mais corrido. Marcelo, é que lá os jogadores não fazem tanta falta quanto aqui,
    a toda hora o pessoal tá se agarrando, puxando camisa, calcao, cueca, tudo o que tem pela frente. por isso, aqui tem muito mais faltas ao longo de um jogo. essas faltas devem ser marcadas.
    quando vao para a europa os jogadores se adaptam ao estilo de lá e param de fazer tanta falta e também de se atirar por qualquer coisinha.
    é tudo uma questao cultural.
    deixar o jogo correr é uma coisa, deixar de marcar faltas claras como faz o Vuaden sob o pretexto de ser moderno é outra.

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu diria que é muita encenação e canalhice por parte de alguns jogadores. No momento em que um lesionado obtiver o custeio e ressarcimento por parte do causador do dano 99% das faltas maldosas terminam. Na Europa a maioria das faltas é por falta de habilidade mas normalmente visam a bola. Aqui é para tirar do jogo. Tem treinador que escala rodizio de faltas em jogadores adversários. Não sei se foi mudança ou falha mas o site da CBF está diferente e não há mais informações sobre todos os clubes. Se mudou foi para pior. Ouvi atentamente a difícil entrevista do LCR por problemas técnicos. Não foi totalmente esclarecedora pois ficaram muitos pontos obscuros. Pelo que ouvi os culpados foram muitos e os maiores os pais. Se o barbado serve para ir à guerra deveria saber o que assinava. Mimo demais estraga ou o jogador não bate bem. Vi entrevista do mesmo e não me pareceu miolo mole. Se havia algo a ser dito ou revisto porque o pai não foi a Porto Alegre. Se a menor distancia entre dois pontos é uma reta porque a sinuosa viagem até SP. Não terá aprendido geografia o Mário? Porque a casa do tio e não dos pais? Falta muito...

    ResponderExcluir
  5. Se os pais eram tão cuidadosos não sentiram a falta do filho em casa já que estava morando em Porto? Não havia telefone fixo ou celular para se comunicarem? - Ele se viu sozinho, enganado e iludido. Daí ele fugiu. Foi a forma de ele pedir socorro. O Mário nunca foi de cerveja e baladinha, sempre foi atleta. É um menino educado, um menino bom. Hoje, infelizmente, Mário se enojou do futebol. Está em depressão, triste e desiludido. É um sonho da maioria dos brasileiros. Infelizmente pegaram atalho. Com o sonho de uma criança não se brinca. Muita gente está brincando com sonhos – comentou o pai em entrevista à Rádio Guaíba nesta terça. O Mário nunca foi de cerveja e baladinha, sempre foi atleta. É um menino educado, um menino bom. É o trecho para mim mais esclarecedor. Salvo mais esclarecimentos o garoto só tem tamanho e na onda do Adriano querem o posicionar. Mário ou Marisa fundiram a cuca do garoto.

    ResponderExcluir
  6. Mas enquanto o condor não passa este Marcelo Rospide além de elogiar o Roth deve estar consultando o mesmo sobre a escalação. Hoje antes do café mordi o rabo de uma cruzeira e soprei numa lichiguana até retirar todos para pegar mel. O tal Makelele fala que empate é bom resultado. Se ganharem por menos de 3 a 0 por mim ficariam lá. Estou com uma gripe danada. Deve ser a tal gripe Krieger & Meira. Custa para sair...

    ResponderExcluir
  7. No meio da madrugada, o silêncio de um gigante é rompido por gritos. Gritos de dor, de sofrimento, de sufoco. Eles saem de trás de um dos gols do Estádio Nacional, em Santiago, onde o Grêmio enfrenta o Universidad de Chile na noite desta quarta-feira, pela Libertadores. A história até pode soar absurda com seus toques de sobrenatural, mas funcionários que trabalham no local juram de pé junto que é verdade. O que ecoará nas de CUBA. Uma coisa não justifica outra mas sempre a moeda tem dois lados. Tenho um amigo que passou uma semana na Île du Diable e nada viu além de papillon e animais que foram estudar. Cristiano acabou de soltar um canudo e Hélton aceitou. Aliás, o que tem de goleiro aceitando pombos sem asa. Mas tem cada uma: Réver pede um treinador vitorioso para o Grêmio; iria pedir outro Roth???

    ResponderExcluir
  8. O Rospide está fazendo a dele. Se ele mudar e der errado, vai ser enterrado. Se não mudar e der errado, mostra que o Rotho tinha que sair mesmo. Se der certo, é porque o time é bom. Colocar o Réver na esquerda foi a melhor coisa que ele fez no último jogo.
    O Mário ficou doido, ao menos temporariamente. Acho que o pai dele quer colocar ele em outro clube. Ao contrário, não falaria em rescindir o contrato, falaria em ajuda ao garoto. Rescindir pra que? pra ele ficar livre para assinar com qualquer um?
    Vuaden deu uma bela ajuda pro inter esses dias. Ele vai pender pros moranguinhos, com certeza. Embora não seja necessário. Aliás, ninguém comenta os seguidos erros favoráveis aos sacís. Lamentável...
    Queremos saber como andam as negociações com a ex-doce Marianinha. Queremos mais fotos. Cuidado que a gurizada da guaíba anda muito assanhada. Deve ser a influência do raposa velha do Reche.

    ResponderExcluir