terça-feira, 28 de abril de 2009

Grêmio, o surpreendente

O Grêmio é mesmo surpreendente. Para o bem e para o mal. Surpreendeu quando foi eliminado precocemente do Gauchão e da Copa do Brasil do ano passado.

Depois, quando ninguém esperava, surpreendeu ao liderar o Brasileirão de 2008 durante longo tempo. Na mesma competição, surpreendeu ao não conquistar o título.

Neste ano, levou 4 a 0 do Caxias e perdeu três gre-nais seguidos na mesma temporada, algo que não deve ter ocorrido nem no tempo do Rolo Compressor e nos anos 70. De novo saiu mais cedo do Gauchão. Foi surpreendente.

Agora, na Libertadores, quem imaginaria que esse time, primeiro com Celso Roth e agora com um técnico interino, iniciante, poderia terminar a primeira fase como o número 1? Com o direito de decidir todas as fases no Olímpico? Uma baita vantagem.

O Grêmio foi favorecido pelo grupo mais fraco, mas ainda assim tem méritos inegáveis. Jogou três partidas fora de casa e não seria anormal que perdesse ou empatasse ao menos um jogo. Mas ganhou todos os confrontos. Na Libertadores, independente do adversário, todos os jogos são imprevisíveis. Nesse aspecto o torneio é parecido com a Copa do Brasil, na qual grandes equipes sofrem contra os pequenos, e não raro são eliminadas. O Inter não sofreu com o modesto União, em Rondonópolis (sua única derrota no ano)?

Então, parabéns ao Grêmio pela campanha memorável. A história vai registrar essa trajetória: 16 pontos em 18 disputados. Só não foi 100 por cento por detalhe. Em 2007, num grupo um pouco mais forte, o Grêmio se classificou com as calças na mão. E tinha no comando o festejado (não por mim) Mano Menezes.

Bem, agora acabou a moleza. A exemplo da Copa do Brasil, agora é tudo ou nada. Chegou a hora da verdade, tanto para o Grêmio como para o Inter. Um brincou na Libertadores, outro no Gauchão.

QUESTÃO DE ORDEM

Depois de ver e rever o lance do famoso pênalti de Carlos Simon, lendo o depoimento do zagueiro que teria feito a falta e também o que disse o atacante que caiu na área, admito a possibilidade de ter realmente ocorrido infração. Na corrida, em alta velocidade, os dois jogadores meio que se cruzam na entrada da área. E o zagueiro, na passada, sem intenção, toca de leve o calcanhar o atacante. Mas o toque, se ocorreu mesmo, foi em cima da risca da grande área, centímetro pra lá, centímetro pra cá. Então, ao menos já não considero que foi um lance claro e que seria um erro clamoroso de Simon, como pareceu nos primeiros momentos. E mais, já estou achando que realmente houve o toque, como os próprios jogadores começam a aceitar. Fico feliz pelo Simon.

Agora, não invalida uma coisa: ele já não é o mesmo, está decadente. Ocorreram outros pênaltis muito mais claros que ele deixou passar. Aliás, ele é conhecido por marcar pênaltis só em caso de fratura exposta.

13 comentários:

  1. Já se passaram 24 dias e nada de treinador ou de Galvão ir às areias. Meira fala água e Krieger azeite. O Kroeff fala, mas não convence e ninguém entende. O Boyacá Chicó chegou com apenas 15 jogadores onde alguns clubes costumam levar 20 ou mais. Autuori na final da copa do REI. Mas hoje vou discordar em parte Ilgo. Aliá, o pessoal da Guaíba encheu o saco com forçação sobre Rospide e continua nos comentários. Assisti ao jogo bem instalado com óculos bem lavado mate novo e sem som. A imagem era do FX e a tela de 42”. Na duvida o notebook ligado na Guaiba e bastava aumentar o volume. Conforme ja anotei na postagem anteriorno intervalo foram dois jogos diferentes de 45 minutos cada. No segundo tempo o Grêmio foi disperso e mostrou suas eternas falhas de posicionamento na velha maxima de que quem não fax leva. O Grêmio conseguiu perder 90% dos rebotes por mau posicionamento. A zaga deu espaço e com um pouco mais de habilidade o Boyacá poderia ter marcado e igualado. Ai seria um desespero total. FALTA JOGO TREINO para este time. Quando a esquerda melhorou o Rospide mudou...

    ResponderExcluir
  2. As noticias dão conta que o Rafael não vem do frio e nada do Renato do calor assim como o treinador. Falam que o Real Sociedad poderia levar o Tiago Dutra por 3.000.000,00. Também falam que Túlio Lustosa Seixas Pinheiro do Corinthians seria uma pretenção gremista. Hoje não gostei muito da atuação do Adilson mas ainda foi o melhorer depois do Souza. Cometeu faltas desnecessárias e perdeu algumas jogadas por erro de colocação. Os mais fracos na minha opinião foram: Tcheco, Léo e Jonas. Jonas não conseguiu terminar ou iniciar jogadas. Até agora foram cordeirinhos os adversários e os lobos vem ai. Observem as opções de Rospide: Jadílson, Thiego, Makelele, Orteman, Alex Mineiro e Herrera.Com Makelele e Orteman vai mudar um resultado??? Não tenho nada contra nem a favor de Rospide. Diogo (21), Adilson (11), Maylson (25), Makelele (18), Júlio César (24), Souza (8) Tcheco (10), Douglas Costa (19), Orteman (17) são os inscritos. Coisas de Roth que continuam com Rospide. Sou chato e critico sim. Maylson ou Júlio poderiam dar mais opções que a dupla escolhida. Agora é esperar para ver quem virá e torcer para que treinem em jogo enquanto Autuori não chega se, for ele. Para os que não acreditam o René Simões em 2 (DOIS) dias mudou o Coritiba. Rospide permitiu alegria ao grupo, mas manteve inalterado o esquema ROTH. Se é coisa da diretoria ou do grupo eu não sei.

    ResponderExcluir
  3. Fui dar uma olhada no globo.com e vejo: – Temos que dar crédito ao Celso Roth pela montagem da equipe. Todas as contratações que ele indicou deram certo. Aproveito para agradecer a ele, pois o Celso tem parte muito grande nesta campanha – disse Duda Kroeff. Todas as contratações que ele indicou deram certo. KKKKK. ESSE Kroeff É UM BRINCALHÃO OU VIVE NA LUA. CADÊ O AMARAL e o DIOGO; Paulo Sérgio... Falando em viver na lua o site do Grêmio já tem os dados e publicidade para dirigentes e treinador, mas ainda não colocou os dados do Ricardo o centroavante e de outras contratações. Mais uma vez as estrelas são os dirigentes. E viva o marketing gremista. Atenção: A GRIPE SUINA MATA. Previna-se.

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos. Francisco, eu concordo com o Rospide quando ele mantém o trabalho do Roth, imagina se ele muda para um 4-4-2 e o novo treinador muda para outro esquema qualquer... é muita mudança! Até agora ví uma pequena alteração na zaga, e só. O Rui dá mais ao time que o Makelele, certo.
    Krieger confirma possível venda de Tiago Dutra. Essa direção vende antes do jogador estourar. Nem sei o que dizer. Insisto quero ver Thiago entrando mais no time.
    Um quarto do time inscrito é de volantes. Coisa do Roth. Diogo não serve para libertadores. É um furão, como a gente diz.
    Perdi todo o primeiro tempo, estava jogando e estourei o outro joelho. Me passei da hora. Feridas do acaso.
    Tem vários jogadores bons por aí. É só procurar. Como demora...

    ResponderExcluir
  5. Rafael; a EA SPORTS tem o FIFA SOCCER 2009. Podes jogar sem doer ou estourar nada além da conta de luz. KKKKKK Brincadeiras a parte o que escrevi é que Rospide não alterou nada. Nem o eterno posicionamento errado da zaga. Não poderia pedir umas dicas ao Pavilhão? Com a partida em 3 a 0 poderia ter tirado o Rafael Marques ou Léo no intervalo colocando mais 1 no meio como o Orteman e adiantado o Tcheco? Poderia ter posto o Herrera para abrir a zaga. Opções tinha mas foi agir como o Roth trocando 6 por meia dúzia. O texto a seguir ja estava pronto e quando fui colocar vi o teu. Não vou mudar.

    ResponderExcluir
  6. A minha não queima seu Victor. – Muita gente não confiava e até hoje não confia, diz que o Grêmio só chegou a essa condição porque o grupo é fraco. O grupo do Grêmio na Libertadores é fraco, mas o grupo de jogadores sabe que não é assim. Temos o aval da diretoria (ai é que mora o perigo) , o torcedor também tem nos apoiado. De repente é para queimar a língua daqueles céticos que não acreditam no nosso trabalho – diz o goleiro. E eu digo que falta trabalho e orientação tática à equipe. Também falta substituir uns bola murcha como Tcheco que não vem jogando nada e atrapalhando a equipe com suas constantes reclamações. Falta coragem a Rospide ou aquilo roxo para alterar o time. Souza aparentemente quer ficar mas vai partir pois seu passe não é do Grêmio. O Fluminense já contatou Souza e tem + R$ de seu patrocinador para investir. O Grêmio gastou muito com Roth, Herrera e Máxi e não tem caixa. Os esqueletos de Cacalo, Obino, Guerreiro, Krieger e Meira da vida continuam saindo dos armários como a divida com Renato... Pelo andar da carruagem gremista o time de Kroeff será como o exército do imperador Qin. Um time de terracota. Quem poderá salvar este time será: Saimon, Réver, Heverton, Marcus, Neuton, Thiego, Thiaguinho, Marçal, Bruno Renan, Adilson, Willian, Mithyuê, Roberson, Douglas, Isael, Ricardo, Rafael Martins pois os que ajudavam com R$ o Grêmio levaram cano. Não, não dormi com os pés destapados tampouco cai da cama. Basta ler os jornais colunas blogues e conhecer um pouco das coisas e ver que esta diretoria como tem sido as ultimas tem idéias firmes como dunas em ventania.

    ResponderExcluir
  7. Finalmente: Reservas do Grêmio fazem jogo-treino contra o Porto Alegre na tarde desta quarta. Qual será a escalação?

    ResponderExcluir
  8. Surpreendente mesmo essa vitória sobre o "Sapucaiense da Libertadores"!!!

    E sobre o Simon já ta chata essa perseguição (foi penalti), pior é ouvir o débil mental do Peninha(quem?) falando asneiras toda hora.

    Não ouvi quase nada da imprensa sobre os 3 grenais que o Gaciba jogou pelo grêmio na sequência. Eu não esqueci!!!

    ResponderExcluir
  9. Rafael não vem e Renato também. Segundo as ultimas noticias Autuori teria indicado o meia Lúcio Flávio dos Santos atualmente no Santos. Lucio (03/02/1979-Curitiba -PR) já andou em: Internacional-RS (1999), Paraná Clube-PR (1997-1998/2000-2001), São Paulo-SP (2001), Coritiba-PR (2002), Atlético-MG (2003), São Caetano-SP (2004/2005), Al Ahly-ARA (2005) e Botafogo-RJ (2006-2008).
    Pelo que sei, atualmente no elenco tem Maylson, Douglas, Isael, Pessalli, Mithyuê, Berg, Mateus, Juninho, Sapata, Willian Douglas, Dener, Douglas Correia, Dyego Zuffo, Dhiego e mais uns 5 sem contar Makelele, Orteman....

    ResponderExcluir
  10. Que anônimo abusado. O penalti do Simon é discutível (eu acho que não foi penalti), e esse aí já afirma com todas as letras que foi. Gaciba atuou a favor de quem? explica a expulsão injusta do Adilson e o penalti não mercado pro Grêmio no último grenal. Isso está virando circo: os colorados, ficam a favor do Simon, pois sabem que os gremistas não gostam do Simon, e vice-versa.
    Francisco, tentei instalar o fifa 09 aqui e não rolou. Erro de compatibilidade. Não tenho paciência para ver isso agora.
    Essa direção vende os jovens antes de eles aparecerem. Lamentável isso.
    Eu acredito no Grêmio e sempre disse isso. Só aponto os erros da direção.

    ResponderExcluir
  11. Estive “assistindo” a narração do treino dos reservas efetuada pelo Rabelo da RBS. O Porto Alegre, de Lisca no 4-4-2com: 1 – Marasca, 2 – Jackson, 3 - Emerson, 4 – André, 6 – Sérgio, 5- Marcos Rogério, 8 - Anderson D., 7 - Juari - ex-junior do Grêmio, 10 - Hyantony - Ex-Caxias, 9-Adão - ele mesmo, 11 – Cristiano. O Grêmio foi com, Marcelo Grohe, Thiego, Fábio ferreira e Héverton; Saimon, Júlio César, Makelele, Maylson e Jadílson; Alex Mineiro e Herrera. Maylson foi expulso do treino e substituído por Isael. O time do segundo tempo tem: Marcelo Grohe, Thiego, Fábio ferreira e Héverton, Saimon, Diogo, Julio César, Isael e Helder. Roberson e Ricardo. O comentário final fala tudo: -Termina a pelada...ops.. quero dizer, jogo-treino no gramado principal do Olímpico. Um 0 a 0 duro de assistir, rapaziada. Grohe, Saimon foram bem e Roberson e Ricardo deram mais criatividade e movimentação. Pelo visto estamos muito mal.

    ResponderExcluir
  12. publiquem fotos do ALFRO POSSAS NO BLOG

    ResponderExcluir
  13. vao toma no c.....seus bandos de idiotas..ve si vao arranja´algo de bom pra faze ...vao xinga o bosta do inter quem ve o porra do inter nunca perdeu nada ..coitado o inter pode ser melhor mais quem tem a maisr torcida ..ogremi é claro pq ele conquistas o nossos coraçaoes e vcs um bando di sem oq faze ficam faland dele vao toma é bem no ...... seus balndo de colorido

    ResponderExcluir